Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Duas etapas da Copa do Mundo acontecem na Bulgária

Ano será marcado pelos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, que terão as disputas da modalidade realizadas de 6 a 8 de agosto

Felipe Nascimento, do pentatlo moderno
(divulgação)

Mais um ano olímpico se inicia, prometendo grandes disputas no calendário internacional do Pentatlo Moderno. Além de Tóquio 2020, principal competição do ano, a temporada da modalidade será marcada pelas tradicionais copas do Mundo e mundiais. Como nos outros ciclos olímpicos, o ano dos Jogos terá boa parte das disputas do esporte que reúne natação, esgrima, hipismo e laser-run realizadas ainda no primeiro semestre, antes das Olimpíadas.

Enquanto os 46 pentatletas classificados para Tóquio 2020 mantêm o foco no treinamento para chegar bem no Japão, dezenas de outros competidores focam nas primeiras provas do ano de olho nas últimas vagas da modalidade nos Jogos.

“Para isso, eles terão oito torneios, alguns com vaga direta, mas a grande maioria dando pontos para o ranking olímpico, que definirá os últimos classificados, em junho”, destaca Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Dentre essas provas, se destacam as quatro etapas e a grande final da Copa do Mundo, que encerrará todo seu circuito na temporada em meados de maio. No roteiro do torneio, a Bulgária irá sediar duas etapas: a segunda (de 25 a 29 de março) e a terceira (2 a 6 de abril), ambas em Sofia. O caso não é algo comum na modalidade.

FOCO NA ÁSIA

Com os Jogos acontecendo na Ásia, algumas das principais competições da temporada foram marcadas em países da região. É o caso da Final da Copa do Mundo, que será realizada de 14 a 15 de maio, em Seul, na Coreia do Sul, e do Mundial Sênior, de 25 a 31 do mesmo mês, em Xiamen, na China.

Ainda entre a Copa do Mundo e os mundiais, Egito vai sediar a primeira etapa do primeiro torneio, de 26 de fevereiro a 1º de março, na capital Cairo, e o Mundial Sub-19 e Sub-17, de 4 a 10 de outubro, no balneário de Hurghada.

Também tradicionais no circuito internacional do Pentatlo Moderno, a Hungria sediará a quarta etapa da Copa, de 29 de abril a 3 de maio, em Budapeste, e o Mundial Master, de 16 a 20 de setembro, em Győr. Já a Polônia receberá o Mundial Júnior, de 20 a 26 de setembro, em Drzonków.

CORRIDA OLÍMPICA

Na corrida pelas últimas 26 das 72 vagas que o Pentatlo Moderno terá em Tóquio 2020, além das etapas e da final da Copa do Mundo e do Mundial da China, outras duas competições vão valer pontos para o ranking que definirá os últimos classificados da modalidade para os Jogos: o Budapeste Indoor, que será realizado de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, na Hungria; e o Aberto dos Estados Unidos, que acontecerá em abril ou maio, em local ainda a ser definido.

“Enquanto isso, a CBPM está estudando a possibilidade de organizar uma competição internacional no país no segundo semestre do ano”, destaca Helio.

As disputas do Pentatlo Moderno em Tóquio 2020 vão acontecer de 6 a 8 de agosto, últimos dias dos Jogos. As provas serão realizadas no Musashino Forest Sport Plaza (esgrima tradicional) e no Estádio de Tóquio (natação, esgrima bônus, hipismo e laser-run). Será a primeira vez em uma Olimpíada que os cinco esportes estarão reunidos em uma única arena.

COPA DO MUNDO
1ª etapa: 26/2 a 1/3 no Cairo (Egito)
2ª etapa: 25 a 29/3 em Sofia (Bulgária)
3ª etapa: 2 a 6/4 em Sofia (Bulgária)
4ª etapa: 29/4 a 3/5 em Budapeste (Hungria)
Final:14 a 17/5 em Seul (Coreia do Sul)

MUNDIAIS
Sênior: 26 a 31/em Xiamen (China)
Master: 16 a 20/9 em Győr (Hungria)
Júnior: 20 a 26/9 em Drzonków (Polônia)
Sub-19 e Sub-17: 4 a 10/10 em Hurghada (Egito)

OUTRAS COMPETIÇÕES
Budapeste Indoor: 29/1 a 1/2 em Budapeste
Aberto dos EUA: Abril/Maio em local a ser definido
Jogos Olímpicos Tóquio 2020: 6 a 8/8 no Japão

Mais em Pentatlo Moderno