Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiro de halterofilismo começa nesta sexta

Atletas serão observados por comissão técnica que fará seletiva para compor a seleção brasileira na disputa do Regional das Américas da modalidade. Esgrima na cadeira de rodas também faz parte da agenda do campeonato

Daniel Zappe/CPB/MPIX

Começa nesta sexta-feira, 12, o Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas e Halterofilismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O evento contará com a participação de 94 halterofilistas e 40 esgrimistas, de 12 Estados e do Distrito Federal. Este será o último desafio nacional da temporada para os levantadores de peso, e servirá como seletiva para o Regional das Américas de Halterofilismo, na Colômbia, de 6 a 9 de dezembro.

Neste Brasileiro, os atletas serão observados pela comissão técnica e suas marcas servirão para alcançar vaga na Seleção Brasileira que viajará para a capital colombiana, Bogotá, para disputar a principal competição da temporada. Os regionais continentais contam pontos para o ranking paralímpico da modalidade – que é vital na obtenção de vagas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

“Além de melhorar a minha marca do ano, espero garantir a vaga para o Regional das Américas. A minha preparação foi muito intensa, com treinos de segunda a sexta-feira, com duas, três horas de atividades. Mantenho o foco na minha alimentação, para manter o meu peso e seguir na categoria até 79kg”, disse Márcia Menezes, medalhista de bronze no Parapan de Toronto 2015.

“Meu treinador sempre trabalha para que eu melhore a marca pessoal a cada etapa, e nessa não será diferente”, disse Mariana D’Andrea, recordista mundial júnior da categoria até 67kg.

No início desse ano, o Brasil solicitou a participação no Regional Europeu, para que os atletas pegassem experiência e pudessem participar da primeira competição que contaria pontos para o ranking paralímpico.

Neste ano, haverá outro atrativo no Campeonato Brasileiro. Os cinco clubes mais bem ranqueados do ano receberão premiações em dinheiro. “Nos últimos anos, a nossa equipe tem ficado entre os três melhores clube do país. Nós acreditamos que esse ano não será diferente, pois o técnico Valdecir Lopes trabalha visando ao melhor resultado da equipe em cada etapa”, completou Mariana, que representa o AESA-Itu (SP).

Simultaneamente, acontecerá o Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas, que servirá como preparação para duas etapas da Copa do Mundo da modalidade: na Geórgia, em novembro, e no Japão, em dezembro. O evento contará com a participação do medalhista paralímpico Jovane Guissone.

O Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas e Halterofilismo é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e encerra nacionalmente as competições de ambas as modalidades.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia