Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

CPB revela vencedores do Prêmio Paralímpicos por modalidade

CPB revela vencedores do Prêmio Paralímpicos por modalidade; nesta terça será a vez dos eleitos por gênero

Petrúcio Ferreira e Yohansson Nascimento na semifinal do Mundial de Atletismo Paralímpico em Dubai CPB
arquivo

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou na segunda-feira (16) os melhores do ano por modalidade do Prêmio Paralímpicos 2019. Vinte e quatro modalidades serão premiadas na solenidade que acontece nesta terça-feira, 17. A cerimônia terá início às 20h (horário de Brasília) em São Paulo.

Dentre todos eles (veja lista completa abaixo), destaque para Petrúcio Ferreira, que foi campeão mundial com direito a recorde mundial nos 100m rasos e nos 400m, e Jane Karla, no tiro com arco composto, outra que bateu recorde mundial.

O Prêmio Paralímpicos encerra o calendário do CPB e premia os destaques esportivos da temporada. Esta é a 9ª edição do evento, que contará com a premiação dos melhores atletas de cada modalidade.

Jane Karla
Jane Karla (divulgação)

Os atletas foram indicados pelas confederações responsáveis pela modalidade e escolhidos por uma comissão do CP.

Os 24 atletas reconhecidos como melhores da temporada são das seguintes modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, esporte de neve, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, remo, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro esportivo, tiro com arco, triatlo, vôlei sentado.

Os vencedores de melhores do ano por gênero, o atleta revelação, além dos melhores técnicos de modalidades individuais e coletivas, e o Clube Caixa serão anunciados durante a cerimônia. de melhores do ano por gênero, o atleta revelação Os vencedores de melhores do ano por gênero, o atleta revelação, além dos melhores técnicos de modalidades individuais e coletivas, e o Clube Caixa serão anunciados durante a cerimônia.

Pela terceira vez haverá a premiação do Atleta da Galera, que é eleito por voto popular. Neste ano, cinco atletas concorrem à honraria: a judoca Alana Maldonado, a nadadora Carol Santiago, o jogador de bocha José Chagas e os velocistas Petrúcio Ferreira e Verônica Hipólito. Vote aqui.

Também serão entregues o Prêmio Aldo Miccolis (um dos pioneiros do esporte adaptado no Brasil), que homenageia pessoas que dedicaram sua vida ao esporte paralímpico e o Prêmio Personalidade Paralímpica, para quem contribuiu para o Movimento na temporada.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Prêmio Paralímpicos 2019

Atletismo – Petrúcio Ferreira
Basquete em CR – Vileide Almeida
Bocha – Maciel Santos
Canoagem – Luis Carlos Cardoso
Ciclismo – Lauro Chaman
Esgrima em CR – Jovane Guissone
Esportes de Neve – Cristian Ribera
Futebol de 5 – Raimundo Nonato
Futebol de 7 – Bira Mgalhães
Goalball – Leomon Moreno
Halterofilismo – Mariana D’Andrea
Hipismo – Rodolpho Riskala
Judô – Meg Emmerich
Natação – Carol Santiago
Parabadminton – Vitor Tavares
Parataekwondo – Débora Menezes
Remo – Renê Pereira
Rúbgi em CR – Julio Braz
Tênis de Mesa – Paulo Salmin
Tênis em CR – Daniel Rodrigues
Tiro Esportivo – Alexandre Galgani
Tiro com arco – Jane Karla Gögel
Triatlo – Carlos Viana
Vôlei Sentado – Gilberto da Silva

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia