Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Saem hoje os melhores do ano no esporte paralímpico brasileiro

É hoje! Vencedores por gênero do Prêmio Paralímpicos 2019 saem nesta noite. Veja os indicados!

Prêmio Paralímpicos Melhor do ano 2018
(Daniel Zappe/CPB/MPIX/arquivo)

Saem na noite desta terça-feira (17) o nome dos vencedores do prêmio Melhor do Ano por gênero do Prêmio Paralímpicos 2019. Concorrem três atletas no masculino e três no feminino, cujos nomes foram revelados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) uma semana antes.

Dos seis indicados, quatro são do atletismo: Beth Gomes e Jerusa Geber concorrem entre as mulheres e Petrúcio Ferreira e Alessandro Rodrigo entre os homens. Os outros dois são da natação: Carol Santiago e Daniel Dias.

Na segunda-feira (16) foram apresentados os vencedores do prêmio por modalidade. Petrúcio e Carol levaram nas respectivas modalidades.

Mundial e Parapan

Os atletas foram indicados por suas performances nos respectivos mundiais das modalidades e Jogos Parapan-Americanos de Lima. Petrúcio, por exemplo, levou o ouro com recordes mundiais nos 100m e 400m na classe T47 do Mundial de Dubai, tornando-se o atleta paralímpico mais rápido do mundo.

Ainda em Dubai, Beth Gomes, da classe F52, faturou o ouro no Lançamento de disco com recorde mundial da prova e Alessandro Rodrigo (F11) ganhou o ouro no lançamento de disco e bronze arremesso de peso.

Já na capital peruana, em agosto, o Daniel Dias, na classe S5, faturou sua 32ª medalha de ouro em Jogos Parapan-Americanos. Carol Santiago levou dois ouros e, no Mundial da modalidade, que aconteceu em Londres, faturou dois ouros e duas pratas. Petrúcio foi campeão nos 100m e 400m.

Carol Santiago ouro no Mundial de natação Paralímpica
Carol Santiago, campeã mundial em Londres (arquivo)

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Melhor do ano e fim de papo

O Prêmio Paralímpicos encerra o calendário do CPB e premia os destaques esportivos da temporada. Esta edição contará com a premiação dos melhores atletas da temporada em cada modalidade paralímpica, melhores do ano por gênero, Atleta Revelação, além dos melhores técnicos de modalidades individuais e coletivas e clubes.

Também serão entregues o Prêmio Aldo Miccolis (um dos pioneiros do esporte adaptado no Brasil), que homenageia pessoas que dedicaram sua vida ao esporte paralímpico, o Prêmio Personalidade Paralímpica, para quem contribuiu para o Movimento na temporada.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia