Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Daniel Rodrigues e Ymanitu Silva fazem finais na Wroclaw Cup

Ambos foram à final da Wroclaw Cup de tênis em cadeira de rodas, mantendo bom momento na disputa por vaga em Tóquio 2020.

Daniel Rodrigues
Daniel Rodrigues ganhou quatro posições no ranking da ITF (Ale Cabral/CPB)

Os brasileiros Ymanitu Silva e Daniel Rodrigues foram à final da Wroclaw Cup de tênis em cadeira de rodas, na Polônia, mantendo o momento positivo nesta fase da temporada. O foco principal é a classificação para os Jogos Paralimpicos de Tóquio 2020.

Na categoria Quad, o catarinense Ymanitu Silva, oitavo lugar do ranking da ITF, fez a final contra o holandês Niels Vink na sexta-feira (28), e perdeu por 2 sets a 0: 6/4 e 7/5. Na semana anterior, Many foi campeão do Aberto da República Tcheca. O catarinense, que retornou para o Brasil após as competições na Europa, está feliz com os resultados.

“Chegou a hora de voltar para casa depois de um mês nesta Gira Europeia. Apesar da derrota na final para o holandês, eu fiquei bem contente com o desempenho, com o desenvolvimento na partida. Consegui bater as metas que tinha estabelecido, então volto para casa bem feliz por causa disso. Agora, é o momento para trabalhar alguns detalhes para os próximos campeonatos”, declara Ymanitu Silva, o primeiro brasileiro a participar de um Grand Slam de tênis em cadeira de rodas.

Ymanitu Silva

Ymanitu Silva (Ale Cabral/CPB)

Na mesma competição na Polônia, o mineiro Daniel Rodrigues alcançou a segunda final consecutiva e avançou quatro postos no ranking da categoria Open masculino de tênis em cadeira de rodas, chegando ao 19º lugar. Na decisão, no sábado, ele perdeu para o japonês Takuya Miki por 6/4 e 6/2.

“Nestas três semanas em que estive na França, República Tcheca e Polônia, obtive resultados muito significativos, ainda mais porque é um ano importante, já que vale a classificação para Tóquio-2020. O importante é que consegui começar bem, o que dá confiança para seguir para os próximos torneios em busca de bons resultados. Fico bastante tranquilo por perceber que comecei o ano com grande evolução”, frisa Daniel Rodrigues.

Nesta semana, Daniel Rodrigues e Ymanitu Silva estão de volta ao Brasil, onde irão disputar o Brasília Open, no Brasília Country Clube, a partir desta quinta-feira (4).

A competição é uma realização da Confederação Brasileira de Tênis, que tem como um dos objetivos dar a oportunidade para que o maior número de atletas do país possa competir em casa e somar pontos para o ranking da ITF. O torneio é do nível ITF 2.

“A CBT tem investido constantemente nos atletas do tênis em cadeira de rodas, com apoio em viagens e torneios. O trabalho é feito tanto na base quanto no nível avançado para que a categoria seja cada vez mais competitiva em nível mundial. Isso tem feito nossos atletas subirem no ranking, ficando sempre bem colocados em todas as categorias”, destaca Jesus Tajra, vice-presidente da CBT.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia