Siga o OTD

Maratona Aquática

Ana Marcela briga por pódio e por Tóquio em Gwangju

Ana Marcela participa dos 10km no Mundial de Gwangju, que é seletiva para as Olimpíadas. Viviane Jungblut também está na prova

Ana Marcela Cunha Mundial de Desportos Aquáticos ao vivo mundial de esportes aquáticos ao vivo maratona aquática jogos pan-americanos lima 2019 Fernando Possenti

A supercampeã Ana Marcela Cunha disputa no sábado (13) a prova dos dez quilômetros do Mundial de Desportos Aquáticos, em Gwangju, na Coréia do Sul. Além da disputa pelo título, a prova é seletiva para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Viviane Jungblut também está nessa. São dez vagas abertas aos atletas no masculino e feminino.

“O Mundial que é seletiva olímpica termina sendo o que todo mundo se prepara mais. Depois que virou esporte olímpico, a maratona deu um upgrade. Mais atletas da natação têm nadado provas de maratona”, diz Ana Marcela Cunha. Ela tem nove medalhas na competição, sendo três de ouro, duas de prata e quatro de bronze.

A nadadora brasileira das maratonas aquáticas conquistou em 2019 ouro nas etapas do Circuito Mundial de Doha (Catar), de Setubal (Portugal) e de Balatonfured (Hungria), além da prata em Seychelles.

“O nível técnico em si é muito parecido com os outros mundiais, como foi em Balaton (local das disputas das maratonas aquáticas no Mundial de Budapeste 2017). A diferença é que as pessoas se preparam mais para estar aqui”, continha ”, continua Ana Marcela Cunha.

A brasileira treinou na quinta-feira na piscina coberta do Jin Nan Swimming Pool e, no fim da manhã local, se submeteu ao exame antidopagem.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=UVyi2ThyIuE[/embedyt]

 

Ana Marcela Cunha com pódio e vaga?

Técnico de Ana Marcela Cunha, Fernando Possenti espera vaga com pódio. “Minha expectativa nessa prova dos 10km é que a gente consiga a vaga e que ela esteja no pódio, que é sempre o objetivo que a gente vem há anos tentando manter”.

Ele falou também das duas outras provas em que sua atleta vai participar. “Os 5km é uma prova rápida para a gente, mas trabalhamos esse sprint no fim de prova e acho que tem ela sempre que tentar ficar entre as melhores, no pódio. E os 25 quilômetros é a prova que temos mais confiança por saber que ela sabe nadar muito bem e que veio para buscar o tetracampeonato”, destaca o treinador.

A outra brasileira na prova, Viviane Jungblut, também tem a vaga no horizonte. “Eu me programei bastante para essa prova. A gente fez um planejamento e um treinamento bem fortes para conseguir nadar bem as duas provas, mas vim para cá para tentar me classificar entre as dez primeiras nos 10km e conquistar essa vaga para as Olimpíadas”, disse.

Viviane Jungblut Mundial de Desportos Aquáticos Gwangju

Viviane Jungblut (foto: Satiro Sodré/rededoesporte.gov.br)

Mais Brasil nas maratonas aquáticas

A prova de Anna Marcela Cunha e Viviane Jungblut começa às 20h, sempre pelo horário de Brasília. Um dia antes, começa o Mundial de Desportos Aquáticos para as maratonas aquáticas. O primeiro desafio é às 20h de sexta-feira (12), com os 5km masculino, prova que terá Diogo Vilarinho e Fernando Ponte.

O0 Brasil conta ainda com Allan do Carmo e Victor Colonese na equipe. As provas serão na cidade litorânea de Yeosu, distante cerca de uma hora e meia de ônibus de Gwangju.

Os atletas das maratonas aquáticas têm contribuído bastante para o sucesso do Brasil nos Campeonatos Mundiais de Desportos Aquáticos. Desde a edição de Roma 2009, quando Poliana Okimoto se tornou a primeira nadadora brasileira a subir ao pódio, com o bronze nos 5km, os representantes do país na modalidade faturaram medalhas em todas as edições seguintes: Xangai 2011, Barcelona 2013, Kazan 2015 e Budapeste 2017. No total, o Brasil tem 13 medalhas em Mundiais nas maratonas aquáticas: 4 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze.

Maratonas aquáticas do Brasil em Gwangju

Diogo Andrade Vilarinho – 5km
Fernando Estanislau Ponte – 5km
Ana Marcela Cunha – 5km, 10km e 25km
Viviane Jungblut – 5km e 10km
Allan do Carmo – 10km
Victor Colonese – 10km e 25km

Programação Mundial de Desportos Aquáticos (Brasília)

12/7 – Sexta-feira
20h – 5km masculino
Fernando Ponte e Diogo Villarinho

13/7 – Sábado
20h – 10km feminino*
Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut
* as dez primeiras garantem vaga para os Jogos de Tóquio 2020

15/7 – Segunda-feira
20h – 10km masculino*
Allan do Carmo e Victor Colognese
* os dez primeiras garantem vaga para os Jogos de Tóquio 2020

16/7 – Terça-feira
20h – 5km feminino
Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut

17/7 – Quarta-feira
20h – revezamento por equipes 5km
equipe brasileira a ser definida

18/7 – Quinta-feira
20h – 25km masculino e feminino
Ana Marcela Cunha e Victor Colonese

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Maratona Aquática