Siga o OTD

Polo Aquático feminino

Tabela do polo Aquático feminino – Jogos Pan-Americanos – Lima 2019

DISPUTA DO SÉTIMO LUGAR

DISPUTA DO QUINTO LUGAR

DISPUTA DO TERCEIRO LUGAR

Chances do Brasil

A Seleção Brasileira de polo aquático feminino chega aos Jogos Pan-Americanos tentando se recuperar do fracasso ocorrido na Copa Uana, disputada em janeiro em São Paulo. A competição, que vale como um campeonato pan-americano, valia duas vagas para o Mundial de Esportes Aquáticos e não contou com a participação dos Estados Unidos, bicho papão do continente, que já estavam classificados para a competição.

Mas o Brasil, que habitualmente só fica atrás de Estados Unidos e Canadá nas Américas, ficou atrás de Cuba e terminou em terceiro lugar. Com o resultado, não conseguiu a classificação para o Mundial. Nos Jogos Pan-Americanos, apesar do resultado negativo na Copa Uana, a Seleção Brasileira vai chegar com chances de pódio. Mas, no máximo, vai conseguir uma medalha de bronze, pela qual vai ter que brigar com as cubanas, já que americanas e canadenses mais uma vez devem fazer a final.

Local da competição

Centro Aquático do Parque Pan-Americano de Villa María del Triunfo

Local: Lima

Capacidade: 2.000 torcedores

Nossos pódios

O polo aquático feminino só começou a ser disputado nos Jogos Pan-Americanos em Winnipeg 1999. Ao todo, foram cinco edições e sempre a final foi disputada entre Estados Unidos e Canadá. As canadenses venceram apenas a primeira disputa, em casa. Depois disso, as americanas ganharam todas, são as atuais tetracampeãs e vão a Lima 2019 atrás do penta.

Sem conseguir incomodar muiro Estados Unidos e Canadá, o Brasil é a terceira força do continente com quatro medalhas de bronze conquistadas. A única vez em que as brasileiras não subiram no pódio dos Jogos Pan-Americanos foi no Rio de Janeiro 2007. Naquela oportunidade, elas foram derrotadas por Cuba na disputa pelo terceiro lugar por 6 a 5.

A estrela dos Jogos

Os Estados Unidos são o grande bicho papão do polo aquático feminino na história dos Jogos Pan-Americanos. Em cinco edições, a seleção norte-americana faturou 5 medalhas de ouro e uma de prata. Todas as finais foram disputadas contra o Canadá, que só foi campeão em 1999, quando foi sede da competição. De lá para cá, todos os títulos foram para os Estados Unidos.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
1999 Canadá EUA Brasil
2003 EUA Canadá Brasil
2007 EUA Canadá Cuba
2011 EUA Canadá Brasil
2015 EUA Canadá Brasil

Quadro de medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  EUA 4 1 0 5
2  Canadá 1 4 0 5
3  Brasil 0 0 4 4
5  Cuba 0 0 1 1