Siga o OTD

BMX race masculino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – ciclismo BMX – masculino

Chances do Brasil

O Brasil terá chances de subir ao pódio nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Isso porque os dois atletas brasileiros vivem um bom momento e estão entre os melhores ranqueados de todo o mundo: Anderson Ezequiel e Renato Rezende.

Anderson Ezequiel, além de ter sido medalha de bronze no Mundial do ano passado, está no Top-20 do mundo no ranking da categoria e, se levar em conta apenas competidores das Américas, o brasileiro é o quinto melhor ranqueado. Já o segundo está algumas posições atrás (ocupa a 25° posição), mas é mais experiente, participou das duas últimas edições de Jogos Olímpicos e está recuperado das lesões que o atrapalharam em 2018 e no começo deste ano. Ou seja, está pronto para brilhar em Lima.

Local da competição

Costa Verde San Miguel

Local: Lima

Capacidade: 2.000

A Estrela dos Jogos

Como a categoria BMX masculino é uma das mais recentes dos Jogos Pan-Americanos, é difícil destacar um atleta como dominante neste período, ainda mais com três competidores diferentes ganhando cada uma das edições.

No entanto, Nicholas Long é um dos possíveis destaques, já que, mesmo sem ter conquistado a medalha de ouro em nenhuma ocasião, o norte-americano é o único que conseguiu estar no pódio em duas oportunidades: medalha de prata em 2011 e medalha de bronze em 2015.

Nossos Pódios

A categoria masculina de BMX ainda é muito recente nos Jogos Pan-Americanos e, com isso, apenas três edições (as mais recentes) tiveram a presença na modalidade.

Nesses três eventos, o pódio foi dominado pelos Estados Unidos e pela Venezuela, sendo as grandes referências até então. O Brasil ainda não figurou no pódio e a expectativa é que a edição de 2019 seja a primeira na história com um atleta brasileiro na categoria.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
2007 Jason Richardson
 EUA
Jonathan Suárez
 Venezuela
José Primera
 Venezuela
2011 Connor Fields
 EUA
Nicholas Long
 EUA
Andrés Jiménez Caicedo
 Colômbia
2015 Tory Nyhaug
 Canadá
Alfredo Campo
 Equador
Nicholas Long
 EUA

Quadro de Medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  EUA 2 1 1 4
2  Canadá 1 0 0 1
3  Venezuela 0 1 1 2
4  Equador 0 1 0 1
5  Colômbia 0 0 1 1

O ESPORTE

Giovani Almeida/Ladeira Hill

Considerado um dos esportes mais praticados em todo o mundo, o ciclismo é uma das modalidades esportivas com maior variedade de competições, seja na prática amadora ou em grandes competições internacionais, como os Jogos Pan-Americanos.

O ciclismo BMX é caracterizado por ser um esporte de corrida com bicicletas em pistas de terra, que possuem aproximadamente 400 metros de extensão. Nelas, terão alguns obstáculos aos ciclistas, como lombadas, rampas, morros, desníveis e curvas acentuadas, situações que dificultarão o trajeto dos competidores. 

O vencedor da prova é aquele que superar todos esses desafios da melhor maneira e chegar primeiro na linha de chegada.