Siga o OTD

Halterofilismo

Centros de referência de halterofilismo se reúnem no Rio

Divulgação/CPB

Visando o fortalecimento do levantamento de peso paralímpico, Centros de referência de halterofilismo se reúnem para o II Intercâmbio

O Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no Rio de Janeiro (RJ), sediará, entre os dias 14 e 16 de setembro, o II Intercâmbio dos Centros de Referência em Desenvolvimento de Halterofilismo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Com a presença de representantes dos centros de referência da modalidade de todo o Brasil, o evento é destinado a entusiastas do esporte, profissionais do esporte, profissionais da saúde, universitários e atletas.

Hoje, há sete centros de referência de halterofilismo nas cinco regiões do país: Manaus (AM), Natal (RN), Brasília (DF), Uberlândia (MG), São Paulo (SP), Itu (SP) e São Bento do Sul (SC). A escolha de fazer o evento em outro local foi feita para que as cidades parceiras, que tem potencial de desenvolvimento no halterofilismo, mas não são centros de referência, também sejam fortalecidas na modalidade.

“O objetivo desse intercâmbio é não só nivelar o conhecimento entre os treinadores, mas também agregar novos conhecimentos de outros profissionais para que eles tenham pelo menos um mesmo nível de entendimento e de conhecimento sobre treinamento esportivo”, disse Felipe Dias, coordenador do halterofilismo do CPB.

O intercâmbio será dividido em três pilares – promoção, treinador e atleta – cada um focado em uma abordagem sobre o tema central do evento. No dia 14, os atletas Bruno Carra e Tayana Medeiros participarão de uma palestra para falar sobre as suas próprias experiências na vida de atleta. Ao fim do segundo dia, 15, no Shopping Jardim Guadalupe acontece uma divulgação sobre a modalidade para o público, com demonstração dos equipamentos oficiais, sessão de fotos e autógrafos dos atletas da Seleção Brasileira.

Para participar é necessário fazer inscrição no link. São 150 vagas e a entrada é franca. Confira a programação completa do evento:

14/09
16h -17h: CREDENCIAMENTO e Coffee Break
17h -17h20: ABERTURA
17h20 -18h20: Prof. Me. Claudemir Santos – Coordenador do CRTP-CPB/CEFAN/RJ
Tema: A Gestão do Centro de Referência de Alto Rendimento em Esporte Paralímpico, o Acordo de Cooperação, a Metodologia adotada e as Ações em andamento.
18h20 – 20h: Técnicos Nacionais de Halterofilismo.
Tema: “Conhecendo o Para-Halterofilismo, demonstrações, experimentações, histórico e organização do esporte no Brasil e no mundo.”
20h – 20h20: Coffee Break
20h20 – 21h: Bruno Carra e Tayana Medeiros
Tema: “Personagens do Esporte, experiências pessoais e trajetórias”

15/09
09h – 10h: Prof. Me. Marcel Lessa
Tema: “A biomecânica aplicada ao supino Paralímpico”
10h – 10h20: Coffee Break
10h20 -12h: Dr. Fábio Damião Fisioterapeuta e Coaching Motivacional
Tema: “A importância do aspecto mental na preparação e hora da competição” e “A importância do trabalho preventivo e regenerativo no esporte de alto rendimento”.
12h – 13h: Almoço
13h – 15h: Professor Dr. Dionísio Ramos
Tema: “A importância da avaliação física, antropometria, aplicação prática e análise de resultados no esporte”.
15h -17h: Conrado Paiva Brunacci (Árbitro Internacional Categoria I)
Tema: “As novas regras da modalidade: Principais mudanças e exemplos práticos (vídeos e demonstração)” .
19h – 22h: Grande Divulgação ao público em geral
Tema: “Exibição e demonstração da modalidade com equipamento oficial, sessão de fotos e autógrafos por atletas da seleção brasileira, distribuição de brindes, folders, etc”.
Local: Praça de exposições do Shopping Jardim Guadalupe.

16/09
08h – 09h30: Nutricionista Gustavo Sicri
Tema: “O Papel da Nutrição Esportiva no Esporte de Alto Rendimento” .
09h30 -12h: – “Grande treino aberto com treinadores e atletas da Seleção Brasileira, novos talentos e iniciantes”.
Local: Centro Nacional de Levantamento de Pesos – CEFAN.

Mais em Halterofilismo