Siga o OTD

Judô

Após Mittersill, seleção chega em Roma para nova fase de treinos

Após oito dias na Áustria, são mais cinco na capital italiana visando o primeiro Grand Prix do ano, em Tel Aviv, de 23 e 25 de janeiro

Seleção Brasileira de judô em Roma
(divulgação/CBJ)

Após passar oito dias no tradicional campo de treinamento de Mittersill, na Áustria, a seleção brasileira de judô seguiu para Roma onde fica por cinco dias em nova fase de preparação visando a temporada de 2020, com foco nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O primeiro compromisso da seleção brasileira valendo pontos para o ranking mundial de judô será no fim do mês. Os atletas disputam o Grand Prix de Tel Aviv, em Israel, de 23 a 25 de janeiro, valendo 700 pontos para os campeões.

O ranking mundial é base para a definição de quem vai preencher as vagas disponíveis para os Jogos de Tóquio. Garantem passaporte direto os que fecharem o período classificatório entre os 18 melhores nas respectivas categorias, sendo apenas um por país. Se houver dois elegíveis pelo ranking, a escolha passa a ser da CBJ no caso do Brasil.

Há, ainda, vagas pelas cotas continentais, que também têm o ranking como base. Os Jogos, no judô, vão de 25 de julho a 1º de agosto.

+ Pega no doping, Rafaela Silva expõe defesa e aguarda resultado

Nove paradas

A última competição a contar pontos para Tóquio é também a que mais vale. Será o World Masters de Doha, no Catar, no final de maio, com 1,8 mil pontos para os campeões em cada categoria.

Até lá ocorrem também quatro Grand Prix, contando o de Tel Aviv, e mais quatro Grand Slam, estes valendo mil pontos para os campeões.

Dos atletas que lutarão em Tel Aviv, apenas Ketelyn Nascimento (57kg), Ellen Santana (70kg), Willian Lima (66kg) e Giovani Ferreira (90kg) sairão do Brasil direto para Israel. O restante da delegação de judô está em Roma.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Seleção brasileira de judô em Roma

FEMININO
Nathália Brígida (48kg)
Gabriela Chibana (48kg)
Eleudis Valentim (52kg)
Sarah Menezes (52kg)
Ketelyn Nascimento (57kg)
Aléxia Castilhos (63kg)
Ketleyn Quadros (63kg)
Maria Portela (70kg)
Ellen Santana (70kg)
Samanta Soares (78kg)

MASCULINO
Eric Takabatake (60kg)
Felipe Kitadai (60kg)
Daniel Cargnin (66kg)
Willian Lima (66kg)
David Lima (73kg)
Eduardo Katsuhiro (73kg)
Eduardo Yudy (81kg)
João Pedro Macedo (81kg)
Rafael Macedo (90kg)
Giovani Ferreira (90kg)
Leonardo Gonçalves (100kg)
Rafael Buzacarini (100kg)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô