Siga o OTD

Judô

Rafaela Silva perde o ouro do Pan após testar positivo no doping

Flagrada no anti-doping, Rafaela Silva teve confirmada perda do inédito ouro conquisto nos Jogos Pan-Americanos

arquivo

A brasileira Rafaela Silva teve retirada medalha de ouro conquistada nos Jogos Pan-Americanos de Lima, inédita na carreira dela. A judoca foi flagrada em exame que detectou doping por fenoterol logo após a conquista. O anúncio da perda da medalha foi feito nesta quarta (25) pela Panam Sports.

“A atleta perdeu a medalha de ouro que ela ganhou no evento -57kg do esporte judô”, diz comunicado emitido pela entidade, responsável pela organização dos Jogos Pan-Americanos.

O anúncio do doping foi feito pela própria Rafaela Silva, em entrevista coletiva concedida nos dia 20 deste mês, no Rio de Janeiro. Ao lado de Flávio Canto, judoca e coordenador do Instituto Reação, onde ela treina, e do advogado Bichara Neto, alegou ter sido contaminada após contato com uma criança que usa um remédio que contém a substância encontrada em sua urina.

O fenoterol tem efeito broncodilatador e costuma ser usada em tratamento de doenças respiratórias, como a asma.

“Nunca imaginaria que pegaria uma criança de seis meses no colo que faz uso dessa substância e numa brincadeira, num ato de sempre ter esse costume de brincar com meu sobrinho, minha sobrinha, que hoje tem 14 anos, eu sempre dou meu nariz para as crianças brincarem chupando como se fosse uma mamadeira. E uma dessas crianças que eu brinquei fez uso dessa substância e pode ser como entrou no meu corpo”, alegou.

+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Coleção imcompleta

O ouro nos Jogos Pan-Americanos era, e volta a ser, o único que Rafaela Silva não tinha. Campeã Olímpica, Mundial e de dois campeonatos pan-americanos de judô, ela completou a coleção com três vitórias contundentes. Venceu Amelia Fulgentes, dos Estados Unidos, a cubana Anailys Dorvigny e, na final, Ana Rosa, da República Dominicana.

Algumas semanas mais tarde, disputou o Campeonato Mundial de Judô em Tóquio e conquistou na medalha de bronze. Ela também passou por exame anti-doping na capital japonesa, que deu negativo. Ainda não há uma definição sobre o que vai ocorrer com essa medalha, nem se ela será suspensa.

Mais em Judô