Siga o OTD

Pan 2019

O “mês” da independência no Peru e o que ele muda no país

Paulo Chacon/ Olimpíada Todo Dia

25 de julho de 2019. 4h30 da manhã. Parte da equipe do Olimpíada Todo Dia desembarca no Peru para a cobertura dos Jogos Pan-Americanos. Ao sair do aeroporto para a o hostel, uma coisa salta aos olhos. A grande maioria das casas e edifícios comerciais da cidade estava com a bandeira do país hasteada.

Em um primeiro momento, o pensamento foi que isso era por conta do país ser a sede da edição de 2019 da competição continental, ou por conta do vice-campeonato da Copa América de futebol masculino, em que o Peru foi derrotado pelo Brasil por 3 a 1 na final. Contudo, o motivo é outro.

Paulo Chacon/Olimpíada Todo Dia

Em 1821, o general José de San Martin proclamou a independência do Peru, em 28 de julho, e se tornou o primeiro presidente do país. O feito aconteceu após uma série de conflitos entre a elite espanhola, que dominava o país, e a elite local. O processo para que isso acontecesse demorou cerca de 15 anos, tendo início na Batalha de Gaqui e sendo encerrado com cerco a Callao, que aconteceu em 1826, que trouxe a estabilidade para a nova república da América do Sul.

Por conta desse processo, entre os dias primeiro de julho e 15 de agosto, a população coloca as bandeiras do país em suas janelas e as repartições públicas da capital trabalham com uniforme vermelho demonstrando seu patriotismo. “Já foi mais feito pelas pessoas, hoje o governo não pede para que seja feito e as pessoas acabam fazendo menos”, disse Pedro, 54, motorista de aplicativo na capital peruana.

Festas pela cidade 

Neste domingo (28), a cidade de Lima será repleta de festividades e desfiles, além de seguir com as competições dos Jogos Pan-Americanos. Vários pontos da cidade estarão com eventos para a população como:

  • Culturaymi: O espaço público terá uma série de shows para a população
  • Festival de Sabores Peruanos: O restaurante La Locanda del Swissôtel Lima preparou um festival no qual sabores peruanos podem ser saboreados uma variedade de pratos como cebiche norte, pedra polvo, espécie de pato crocante e loche 5.
  • Experiência Peruana: Você pode apreciar o primeiro e único animatrônico do mundo que representa um Inca, neste caso Pachacutec. Você também viverá a experiência sensorial em um vinhedo e uma réplica de um bar dos anos 20 com uma master class e o holograma do criador do pisco sour.

Mais em Pan 2019