Siga o OTD

Jogos Olímpicos da Juventude

Brasil tem adversários difíceis na 1ª fase do basquete 3×3

Venezuela, Ucrânia, Nova Zelândia e Andorra estão no caminho do basquete 3×3 brasileiro nos Jogos Olímpicos da Juventude.

Divulgação/CBB

A Seleção Brasileira Sub-18 Masculina de basquete 3×3 tem compromissos importantes na fase de grupos dos Jogos Olímpicos da Juventude (Youth Olympic Games – YOG), nesta segunda-feira (08 de outubro), no Parque Urbano, localizado no bairro Puerto Madero, em Buenos Aires, Argentina. A equipe comandada pelo técnico Douglas Lorite encara a Venezuela na estreia, às 09h30 (de Brasília); posteriormente, às 13h00 (de Brasília), o adversário será a Ucrânia.

“Dois jogos importantes, pois o início de competição é sempre mais difícil, trabalhamos bem nos últimos dias de preparação e procuramos acertar os detalhes para começar bem”, comentou o técnico Douglas Lorite.

O Brasil conclui a primeira fase, na sexta-feira (12 de outubro), com mais dois compromissos: diante da Nova Zelândia, às 11h30 (de Brasília); e contra Andorra, às 14h30 (de Brasília).

De acordo com o regulamento, nesta primeira fase, os selecionados jogam entre si, em turno único, dentro de suas respectivas chaves, e os dois melhores de cada uma delas avançam as quartas-de-final. A partir daí, em jogos eliminatórios, serão definidos os semifinalistas e os finalistas.

E para complicar a situação, o atleta Mateus Diniz, do basquete 3×3, sofreu uma lesão na mão esquerda no treinamento da equipe brasileira para os Jogos Olímpicos da Juventude desta sexta-feira, dia 5, em Buenos Aires.

O jovem foi atendido no departamento médico do Comitê Olímpico do Brasil (COB) na Vila Olímpica e encaminhado para realização de exames complementares na policlínica do local. A radiografia evidenciou uma fratura no 4º metacarpo. O atleta foi prontamente imobilizado e medicado.

“Mateus está medicado e sem dor, imobilizado e o tratamento definitivo será feito pelo médico da Confederação Brasileira de Basquete, Dr. Carlos Vicente Andreoli, em são Paulo. O Dr. Andreoli já discutiu o caso conosco e teve acesso aos exames feitos pelo atleta aqui nos Jogos”, relatou Roberto Nahon, médico-chefe da delegação brasileira em Buenos Aires.

Assim, Mateus Diniz será substituído por Matheus Alves, atleta do Flamengo, que chega neste sábado à Argentina e encontrará com o grupo na Cerimônia de Abertura, marcada para às 20hs, na Avenida 9 de Julho. Aieser Batista Ferreira, Anderson Gabriel de Souza e Igor Gabriel Iglesias de Souza completam o time.

Mateus Diniz terá cirurgia paga pelo COB e continuará com todo o apoio do departamento médico da entidade, em parceria com a CBB, durante o período que estiver em tratamento de sua lesão.

Mais em Jogos Olímpicos da Juventude