Siga o OTD

Jogos Olímpicos da Juventude

Giovanna Lacerda fica na 14ª posição na prova do triatlo

Pelos Jogos Olímpicos da Juventude, Giovanna Lacerda faz grande prova na corrida e termina na 14ª colocação do triatlo feminino.

Divulgação/Ministério do Esporte

A atleta brasileira Giovanna Lacerda competiu, neste domingo (7), na prova do triatlo dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. Contra as melhores adversárias da modalidade, Giovanna fez bonito e terminou na 14ª colocação entre 32 competidoras.

O tempo final da brasileira foi de uma hora, um minuto e 27 segundos (1h01min27s), ficando cerca de dois minutos e 42 segundos atrás da primeira colocada, a sul-africana Amber Schlebusch, que cravou 58min45s e garantiu a medalha de ouro.

Única representante da região Norte entre todos os 79 atletas do Time Brasil em Buenos Aires, Giovana só ficou sabendo do seu resultado quando dava entrevistas após a prova. Ao invés de se mostrar decepcionada com a colocação alcançada, vibrou com seu desempenho. “Eu fiquei em 14º? Nossa, achei que tivesse sido a vigésima ou alguma coisa assim. Eu não acredito. Me dediquei bastante para essa prova, então estou bastante feliz por isso. Sei que fiz uma grande prova e, quem sabe, em 2024 eu posso estar nos Jogos Olímpicos”, vislumbrou Giovana, sétima colocada no Pan Júnior 2018.

Em uma disputa que contou com outras 32 atletas, Giovana valorizou o fato de ser a única representante brasileira na competição. “Isso aqui é o Jogos Olímpicos. Eu peguei a vaga de muitos que queriam estar no meu lugar e eu sei que representei muito bem”, destacou a triatleta.

A prata ficou com Sif Bendix Madsen, da Dinamarca, e o bronze com a Anja Weber, da Suíça. Para se ter uma ideia, Giovanna Lacerda ficou a um minuto e 51 da medalhista de bronze.

O melhor desempenho da brasileira foi na corrida, onde ela marcou 18min e 17s, mesma marca da dinamarquesa que levou o bronze. Na natação, Giovanna fez 10min e 33 segundos, um tempo muito alto em relação às adversárias que ficaram entre as 10 primeiras colocadas.

Enquanto que no ciclismo, Giovanna anotou 31min e 18 segundos. A marca também ficou bem acima das principais rivais, e a brasileira não conseguiu recuperar esse tempo perdido somente na corrida, mas fez uma grande prova nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018.

A prova feminina de triatlo dos Jogos Olímpicos da Juventude foi em 700m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. Nem a estreia em um evento de porte deixou a menina nervosa. “Estava animada na hora da largada. Eu queria que começasse para ver o que ia dar logo. Vim para cá bastante empolgada. Tentei ficar ao máximo ficar focada e acho que fui bem e dei o meu melhor. Posso não ter ficado no pódio, mas ter terminado a prova já é um orgulho para mim”, celebrou a menina, que se manteve sempre no segundo pelotão da prova.

“Acho que não tive nenhum erro fatal que me fez perder posições A prova não foi de um nível muito difícil. Na corrida eu dei o meu melhor, na natação eu tentei segurar onde eu estava e ir mais além, no ciclismo eu aguentei ao máximo no pelotão, ajudei a puxar”, descreveu Giovana.

Mais em Jogos Olímpicos da Juventude