Siga o OTD

Hipismo

Time Brasil de Concurso Completo disputa Sul-americano 2018

André Parro, Luciano Drubi, Vinicius Albano Almeida Leal e Luis Fernando Varanda formam o Time Brasil a postos no Sul-Americano 2018, em Buenos Aires.

Time Brasil de Concurso Completo disputa Sul-americano 2018
Divulgação/C. May

Nesta semana, entre quinta-feira (18) e domingo (21), o Time Brasil de Concurso Completo de Equitação (CCE) disputa o Campeonato Sul-Americano 2018 – CCIO2* – no Campo de Mayo, no Club Hípico Militar San Jorge, em Buenos Aires. As três primeiras equipes garantem vaga de seus países nos Jogos Pan-americanos 2019 em Lima, no Peru, por sua vez classificatórios para os Jogos Olímpicos 2020.

O Brasil será representado pelo cavaleiro olímpico e medalhista pan-americano André Parro, que vai escolher entre suas montarias CDC Superstar ou Belladona B para integrar a equipe; Luciano Drubi, também medalhista pan-americano, com Riviera Lu; o capitão Vinicius Albano Almeida Leal com Oportuno do Rincão; e o tenente Luis Fernando de Oliveira Varanda apresentando Oneron do Rincão, ambos do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, Brasília (DF).

Antes da viagem dos cavalos para Argentina, atendendo às exigências sanitárias do país anfitrião, todos cumpriram duas semanas e meia de quarenta no Clube Hípico de Santo Amaro (SP).

Luciano Drubi, 51, natural de Colina, capital do cavalo no interior paulista, disputa seu terceiro Sul-americano. “No Chile em 1991 fui prata individual e ouro por equipes. Na Argentina em 1994 integrei a equipe medalha de ouro”, lembra Luciano, ouro por equipes no Pan 1999 em Winnipeg no Canadá e ouro no Pan 1995, em Mar de Plata, quando também foi 4º individual.

André Parro, 41, também natural Colina, onde tem um centro de treinamento, competiu em três Sul-americanos 1998/2001/2014, duas Olimpíadas 2000 e 2014, além do Pan 2007 no Rio de Janeiro. “No Chile em 1998 fui prata individual e por equipes. Já em Lagoa Santa 2001, a equipe foi ouro e eu bronze individual. Em Barretos, interior paulista, em 2014, o Brasil foi ouro por equipes e eu 5º individual. Então agora vou para o meu quarto Sul-americano”, lembra André, que também integrou a equipe medalha de bronze no Pan Rio 2007.

Luiz Varanda, 34, é o mais jovem integrante da equipe e fará sua estreia em Jogos Sul-Americanos. “Comecei a montar com sete anos, fazia salto, fui aluno do José Cabral e também cheguei a integrar equipes brasileiras de enduro. Mas no CCE eu comecei há somente três anos. Me formei médico veterinário e trabalho no Exército e por incentivo do capitão Albano, que é meu técnico, voltei a montar e comecei a competir no CCE. Vou competir com Oneron do Rincão, de propriedade do exército, que vai completar 10 anos no final do ano”, contou Varanda, que acompanhou os cavalos na longa viagem de caminhão até Buenos Aires, que teve três paradas para pernoitar.

Mais em Hipismo