Siga o OTD

Handebol

Brasil perde pela segunda vez em preparação para o Mundial

Brasil perde para Eslovênia por 33 a 29 e sofre a segunda derrota na preparação para o Mundial de handebol feminino, que começa na semana que vem

Depois de ser derrotado pela França na estreia da Japan Cup, torneio que serve de evento teste para a Olimpíada e de preparação para o Mundial, que começa semana que vem, o Brasil voltou a perder neste sábado. A equipe comandada pelo técnico Jorge Dueñas liderou o placar em boa parte do jogo, mas caiu de rendimento no final e levou de 33 a 29 da Eslovênia.

“Tivemos um primeiro tempo em que estivemos bem no ataque e na parte final da primeira etapa melhoramos a atividade defensiva, mas no segundo tempo tivemos muitos desajustes defensivos com muitas situações que penso que são possíveis de corrigir, mas que precisamos estar bem concentrados para conseguir fazer bem e também tivemos muitos erros em arremessos muito claros com as goleiras, que fizeram com que a gente ficasse atrás no placar. Mas, acredito que, temos que analisar muito bem este tipo de jogo para poder melhorar no futuro”, afirmou o técnico Jorge Dueñas ao final da partida.

O Brasil volta a jogar neste domingo contra o Japão na última rodada da Japan Cup, mas o pensamento está voltado para a evolução necessária até a estreia no Mundial, marcada para o próximo dia 30, contra a Alemanha. “Acredito que precisamos mais de treinos, precisamos melhorar o nosso ajuste defensivo e melhorar também a finalização dos arremessos, mas eu penso que são coisas que podemos trabalhar bem em alguns dias e melhorar para o começo do Mundial”, acredita o treinador.

Apesar de faltar pouco tempo para a estreia no Mundial, a armadora Bruna de Paula, artilheira do Brasil na partida com seis gols, continua otimista e acredita que a equipe vai evoluir a tempo de fazer um bom papel na competição. “A gente está na preparação para o Mundial. Acho que já foi melhor do que o primeiro jogo, mas a gente ainda tem muitas coisas para melhorar e eu acredito que até o Mundial a gente vai estar bem melhor”, afirmou a jogadora, que faz coro com o treinador ao dizer que a defesa é hoje o principal problema da equipe.

“Eu acho que a defesa a gente tem que melhorar mais porque, se a gente marcou 28 gols, que é um bom número, mas é difícil quando você toma 33. Então, querendo ou não temos que melhorar um pouco mais a defesa”, finalizou Bruna de Paula.

Para a experiente Alexandra Nascimento, campeã mundial em 2013, que é o principal reforço da Seleção para o Mundial, já que não era convocada desde a Olimpíada do Rio de Janeiro, o momento não é de desespero.

“Ninguém gosta de perder. É a segunda derrota, mas acredito que temos que ficar calmas e colocar a cabeça no lugar. Por isso, estamos jogando este torneio antes do Mundial. Agora é o momento de errar, o momento de experimentar algumas coisas para estar realmente preparadas mentalmente para o nosso grupo, que é muito forte neste Mundial”, afirmou a jogadora de 36 anos, se referindo ao fato do Brasil ter Alemanha, França, Dinamarca, Coreia do Sul e Austrália na primeira fase.

O JOGO

Apesar da derrota, o Brasil teve bons momentos, especialmente no primeiro tempo, quando terminou vencendo por 16 a 15. Na etapa final, a Eslovênia tomou a frente do placar logo aos quatro minutos ao fazer 19 a 18. Logo o Brasil, no entanto, retomou o controle. Depois de Alexandra Nascimento perder um sete metros quando o jogo estava empatado em 19 a 19, Bruna de Paula recolocou a Seleção Brasileira em vantagem.

Os dois times foram trocando gols e a liderança brasileira se manteve até 23 a 22, quando Samara fez um belo gol após trama do ataque que terminou nas mãos da pivô, que mandou para a rede.

Apesar do bom jogo feito até aí, o Brasil caiu muito de rendimento na reta final da partida. Nem mesmo a volta de Duda Amorim, titular no primeiro tempo, mas que foi poupada nos minutos iniciais do segundo, fez o time reagir. Faltando pouco mais de oito minutos para o final da partida, a Eslovênia vencia por 28 a 25 e o técnico Jorge Dueñas pediu tempo para tentar orientar as jogadoras.

O papo com o treinador não deu resultado, tanto que cinco minutos depois ele parou o jogo de novo, quando a Eslovênia chegou a 32 a 28. Não era mesmo o dia do Brasil, que ainda tentou reagir, mas perdeu gols feitos, cara a cara com a goleira, com Tamires e Alexandra Nascimento. A equipe só foi marcar no finalzinho com Ana Paula Rodrigues, cobrando sete metros, para definir o placar em 33 a 29 para as eslovenas.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol