Siga o OTD

Futebol

Guia do Campeonato Amazonense feminino. Confira!

Guia do Campeonato Amazonense feminino. Confira!

O Barezão, como é chamado o Campeonato Amazonense de Futebol, promete disputas emocionantes a partir do dia 23. Mas, ao contrário do que ocorre no restante do país, no Amazonas quem bate recorde de público e provoca verdadeira paixão nos torcedores é o futebol feminino!

Correspondente em Manaus, AM – Ennas Barreto e Rita Ferreira

É isso mesmo! As meninas do Iranduba, São Raimundo, 3B, Penarol e Rio Negro, times que compõe esta edição do torneio, devem movimentar os estádios locais a partir deste fim de semana. Como o futebol masculino está parado sem nenhuma competição em andamento, as mulheres devem tomar toda atenção e carinho de um povo apaixonado por esportes.

Em junho, o Campeonato Brasileiro da modalidade teve uma prova do orgulho, quando as meninas do Iranduba foram a sensação do torneio chegando até a semifinal. A Arena da Amazônia recebeu mais de 25 mil pessoas para assistir a partida. Mesmo não classificando à final, o Hulk da Amazônia saiu de campo ovacionado pela torcida.

O vencedor do Campeonato Amazonense Feminino ganha uma vaga para disputar a Série B do campeonato nacional, por isso, a Barezão se torna ainda mais empolgante. Os destaques, Iranduba e 3B, indicam que o campo de futebol deve se tornar um campo de guerra. É que as guerreiras sonham em ver o esporte local sendo valorizado no país.

E não pensem que por ser uma guerra haverá brigas ou deslealdade. O futebol feminino é conhecido por aqui por ser mais técnico e elegante. As jogadoras mostram em campo que talento é o que não falta!

O Campeonato Amazonense Feminino 2017 começa neste sábado (23) e segue pelos próximos dias. As equipes contrataram novos reforços, técnicos, treinaram muito e prometem fazer a disputa mais acirrada de todos os tempos. O Olimpíada Todo Dia preparou um guia especial para você conhecer as equipes que disputam o Barezão!

 

3B 

Fundado há 17 anos, o 3B disputa pela primeira vez um campeonato oficial. Acostumado a sair vitorioso em campeonatos amadores, o time inicia sua trajetória no torneio estadual com a dura missão de enfrentar o Hulk da Amazônia, visto como favorito ao título.

O nome do time é uma homenagem ao fundador, o empresário de 55 anos, Bosco Brasil Bindá, que também é presidente do clube. Bosco conta que a equipe se reuniu apenas dois dias antes do primeiro confronto marcado para este sábado (23).

“Estamos correndo o risco, optei por trazer jogadoras de qualidade em cima da hora porque todas tinam compromisso até o dia 20. Peço paciência da torcida e dos simpatizantes do 3B”, disse.

O presidente cita alguns nomes que devem se consolidar como destaques da equipe durante o campeonato. Entre elas estão Kemelli, que é goleira da Seleção Brasileira Sub-20, Giovana Oliveira, que vem da Coreia, Sorriso, que foi jogadora do Corinthians, e Carla, que atuava no Audax.

 

Rio Negro

O Rio Negro usou uma estratégia mais modesta economicamente. Uniu duas equipes de futsal locais para compor a equipe: Divino e Recanto do Parque Dez.

O técnico José Ribamar conta que as meninas já se conhecem e o entrosamento, que é tão importante para garantir o sucesso do time, se alcança de forma mais rápida do que se contratasse jogadoras que nunca se viram antes.

Ribamar aponta as jogadoras que são destaques em seus times de futsal e cujos talentos deverão ser vistos nos gramados. “Temos a lateral direita Michele, que já jogou pela equipe do Iranduba, e a centroavante que veio de Santa Catarina, Elen”, contou.

 

São Raimundo

O time feminino do São Raimundo começou em 1996, formado primeiramente para disputar torneios de futsal, assim como o 3B. O criador foi Waldemir Melo, que além de presidente do clube, atua como treinador.

O fundador revela que faz tudo sozinho: treina as jogadoras, coordena os exercícios, arca com os custos de transporte, alimentação, inscrição em competições, fornece material etc.

Waldemir conta que, as vezes, dá vontade de jogar tudo para o alto, mas como faz por amor sempre volta atrás da decisão.

Nesta temporada, o clube vem com poucas jogadoras, mas o técnico espera por novas contratações, que devem ser realizadas em breve.

O treinador diz que o maior adversário do São Raimundo serão as dificuldadea financeiras e a falta de apoio, enfrentado pela maiorias do clubes locais, tanto do futebol feminino quanto masculino.

Ele conta que tem consciência da dificuldade que terá pela frente ao enfrentar clubes mais estruturados. No entanto, o São Raimundo tem apenas duas opções: correr da luta ou lutar. Ele escolheu lutar.

O técnico se orgulha ao revelar que 100% do time que disputará o Barezão é formado por amazonenses. O São Raimundo é o único time neste campeonato que não contratou jogadoras de fora do estado.

Entre os destaques, Waldemir aponta cinco nomes: Evellin, Cris, Tayana, Shirley e Robinha.

 

Iranduba

Com estrelas até no banco de reservas, o Iranduba inicia o Campeonato Amazonense como favorito ao título. O treinador é Edilson Galdino dos Santos, único brasileiro a ser campeão mundial.

O time conta com uma boa estrutura se comparado a equipes tradicionais do estado, inclusive do futebol masculino. As jogadoras tem carteira assinada, plano de saúde e odontológico e até bolsas de estudo em uma faculdade.

Para reforçar o time foram contratadas Jaqueline e Erenise, que atuavam pelo Estrela do Norte. A atacante Moara, que vem de Israel, para reforçar o ataque do Hulk da Amazônia. E Mayara Bordin, ex capitã do Corinthians, onde foi bicampeã da Copa do Brasil. A atleta também jogou nos Estados Unidos e Suécia e já esteve na Seleção Brasileira.

O diretor de futebol, Lauro Tentardini, não vê um principal adversário para o Iranduba, mas ressalta que 3B e Penarol formaram equipes muito fortes para este campeonato.

Tentardini revela que por já ter uma vaga garantida na série A do Campeonato Brasileiro, o Iranduba se dá ao luxo de montar o elenco como um laboratório para primeira divisão.

“A expectativa é que seja uma grande competição. Acho que teremos o melhor Campeonato Amazonense de todos. Mas repito: para o Iranduba é um campeonato em que estamos de certa forma de sangue doce, embora ninguém entre para perder”, concluiu.

 

Penarol

Vindo do interior do Estado, do município de Itacoatiara, especificamente, o Penarol tem como comandante o técnico Igor Cearense. Ele é auxiliar técnico do atual campeão amazonense masculino, o Manaus. E foi emprestado ao clube apenas para esta competição.

Sem destaques individuais, o Penarol procurou montar uma equipe forte e coletiva. A expectativa para a competição é boa: “Elas estão assimilando rápido o que eu quero para uma competição curta (como é o Campeonato Amazonense Feminino)”, diz Igor.

O elenco é composto por algumas atletas que eram do Manaus FC e as demais do próprio município ou mesmo do interior. “Estamos dando oportunidade para todas”, conclui.

 

Mais em Futebol