Siga o OTD

Futebol

Fifa libera cinco substituições até julho e agosto de 2021

Medida foi tomada por conta da pandemia do coronavírus

FIFA libera cinco substituições por jogo até julho e agosto de 2021
FIFA extende o período das cinco substituições até 2021 (divulgação/FIFA)

Após decidir no mês de maio que todas as competições marcadas para 2020 permitiram cinco substituições por partida, a Fifa (Federação Internacional de Futebol) optou por estender a medida até 2021 por conta da pandemia do coronavírus.

Competições que terminarão até 31 de julho de 2021 e torneios internacionais marcados para julho e agosto do ano que vem permitirão a troca de até cinco jogadores.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O objetivo, segundo a entidade, é proteger e preservar o bem-estar dos jogadores. A entidade reconhece o impacto físico que a paralisação dos campeonatos devido à pandemia de coronavírus pode ter sobre o corpo dos atletas.

A extensão se deve a uma série de fatores, incluindo:

  • algumas competições que voltaram em 2020 podem dar aos atletas um tempo de recuperação menor do que o apropriado até o começo da próxima temporada
  • Para muitas competições, a temporada 2020/21 envolverá um tempo menor entre uma partida e outra. Isso acontecerá devido a atrasos e a impossibilidade de término mais tarde do que o normal de algum dos maiores torneios internacionais.

Exceções

Para evitar interrupções no jogo, no entanto, cada equipe terá apenas três oportunidades para fazer substituições. Ou seja, os times que optarem pelas cinco substituições terão de fazer pelo menos duas trocas duplas.

Em campeonatos que preveem uma substituição adicional na prorrogação, a regra deverá ser mantida. Com isso, uma equipe poderá ter até seis substituições.

Federação Internacional de Futebol decidiu aumentar a quantidade de alterações por conta da pandemia do novo coronavírus
Fifa permite cinco substituições por jogos de futebol até 2021 (Divulgação/Conmebol)

Mais em Futebol