Siga o OTD

Futebol

FIFA permite cinco substituições por time até o final do ano

FIFA aprova medida visando preservar o bem-estar dos jogadores. Conmebol é pega de surpresa

FIFA - 5 substituições - futebol - emenda - regra - coronavírus
Fifa permite cinco substituições por jogo até final do ano (Divulgação/Conmebol)

A FIFA anunciou uma medida importante nesta sexta-feira (08). A entidade máxima do futebol oficializou a permissão de até cinco substituições por time a cada jogo em campeonatos que já começaram ou que ainda irão começar. A medida foi aprovada pela International Board (IFAB) e será válida para competições que se encerram até o final deste ano.

A medida será uma emenda às regras do jogo de futebol. O objetivo, segundo a FIFA, é proteger e preservar o bem-estar dos jogadores, reconhecendo o impacto físico que a paralisação dos campeonatos devido à pandemia de coronavírus pode ter sobre o corpo dos atletas.

+Espanha encerra torneios amadores e Barcelona é campeão

A decisão de aplicar a emenda temporária, porém, ficará a critério de cada competição, enquanto a IFAB e a FIFA determinarão posteriormente se essa emenda precisaria ser estendida ainda mais, por exemplo, para competições que devem ser concluídas em 2021.

Para evitar interrupções no jogo, no entanto, cada equipe terá apenas três oportunidades para fazer substituições. Ou seja, os times que optarem pelas cinco substituições terão de fazer pelo menos duas trocas duplas.

Em campeonatos que preveem uma substituição adicional na prorrogação, a regra deverá ser mantida. Com isso, uma equipe poderá ter até seis substituições.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Conflito

Após o anúncio oficial da nova emenda, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) se posicionou sobre o assunto, dizendo que foi pega de surpresa.

“Fomos surpreendidos por essa medida, que não foi consultada com nossa Confederação. A Conmebol convocará um painel de especialistas para analisar e medida e apresentar suas conclusões ao Conselho, que decidirá sobre a conveniência de adotá-lo em torneios na América do Sul”, escreveu Alejandro Domingos, presidente da entidade, no Twitter.

Mais em Futebol