Siga o OTD

Esgrima

Brasil conquista dois bronzes no Pan-Americano juvenil

A esgrima do Brasil terminou sua participação no Pan Juvenil com um terceiro lugar na espada e no sabre feminino

Victoria Vizeu - Esgrima - Lima 2019 - Victoria Vizeu -
Victoria Vizeu integrou a equipe brasileira que levou o bronze na espada feminina (Crédito: Alexandre Loureiro COB)

No último dia do Pan-Americano Juvenil de Esgrima, disputado em El Salvador, o Brasil subiu ao pódio em duas oportunidades. Na disputa por equipes, tanto na espada como no sabre feminino, o país acabou com a medalha de bronze.

Espada feminina

A equipe formada por Giorgia Giordano, Ginevra Giordano, Victoria Vizeu e Renata Zettermann conquistou o bronze para o Brasil nesta sexta-feira (28). Começando a fase mata mata do Pan de esgrima nas quartas de final contra a Colômbia, a equipe brasileira contou com um bom desempenho de Renata e Giorgia para vencer a série de duelos por 45 a 43 e se garantir nas semifinais.

Na disputa por um lugar na final, o Brasil teve pela frente os Estados Unidos e acabou sendo vencido. Na série de duelos, Giorgia Giordano começou sendo superada por Caroline Nixon, por 5 a 1. Na sequência, Victoria Vizeu fez confronto equilibrado contra Michaela Joyce, mas perdeu por 5 a 4.

Renata Zettermann teve pela frente Ariana Rausch e saiu com a derrota por 5 a 2. Em seu segundo combate pela fase semifinal, Renata Zettermann teve como adversária Caroline Nixon e também sofreu o revés por 5 a 3. Na sequência, Giorgia conquistou a primeira vitória para o Brasil, ao superar Ariana por 7 a 3.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Contudo, Renata foi superada por 7 a 1 no combate seguinte por Michaela Joyce e o Brasil voltou a ficar em situação complicada na semifinal. No duelo que veio na sequência, Victoria Vizeu e Ariana Rausch ficaram no empata, por 5 a 5. Porém, no penúltimo duelo da semi, Zettermann foi vencida por Nixon, por 5 a 1, deixando o Brasil praticamente sem chances de avanço.

No duelo final, Giorgia conseguiu mais uma vitória, agora por 7 a 5, mas não foi suficiente para o triunfo. O Brasil acabou sendo vencido por 45 a 34 e foi para a disputa do Bronze.

Nele, Giorgia , Ginevra, Victoria e Renata venceram a equipe do Chile e terminaram a participação no Pan-Americano de Esgrima em El Salvador com a medalha de bronze.

Sabre feminino

A equipe brasileira formada por Pietra Chierighini, Isabela Cunha, Luiza Lee e Luana Pekelman também colocou o país no pódio nesta sexta-feira (28).

Nas quartas de final do Pan-Americano de Esgrima, o time brasileiro superou Porto Rico, por 45 a 28, com destaque Pietra Chierighini que venceu dois confrontos, dos três que fez, por 5 a 1.

Na semifinal, o Brasil teve pela frente o México e desta vez acabou superado, por 45 a 23. O destaque da equipe brasileira mais uma vez foi Pietra Chierighini. A esgrimista venceu Melaine Salgado, por 9 a 5, e conquistou o único triunfo verde e amarelo na fase.

Com o resultado, o time brasileiro seguiu para a disputa do bronze. As adversárias eram as colombianas e a vitória veio, fazendo com que o Brasil terminasse participação com o bronze no Pan-Americano de esgrima.

Mais em Esgrima