Siga o OTD

Atletismo

Diamond League cancela 3 etapas e anuncia novo formato

Entre as etapas canceladas está o torneio Finals, que seria na Suíça. Além disso, atletas não ganharão pontos na Diamond League em 2020

Diamond League - Atletismo - Meetings - Coronavírus
Diamond League apresentou novo calendário para 2020 (Divulgação/IAAF)

Com a explosão da pandemia de coronavírus no mundo todo, o calendário do atletismo foi bastante afetado, incluindo o cancelamento de vários Meetings. Assim, a Diamond League anunciou nesta terça-feira (12) um calendário provisório para o segundo semestre de 2020, com um novo formato de competição.

Os organizadores confirmaram que não haverá competições de atletismo em julho e na primeira quinzena quinzena de agosto. Assim, a nova data de abertura do calendário será 14 de agosto, quando Mônaco está programado para sediar seu evento. Além disso, a temporada não terminará em setembro, como planejado originalmente, e será estendida até outubro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A Diamond League de 2020, no entanto, terá um formato diferente do usual. Não haverá uma série de eventos que levam a uma final, como geralmente é o caso. Portanto, os atletas não ganharão pontos na Diamond League nesta temporada e não haverá o torneio Finals em Zurique, na Suíça. A cidade foi confirmada como sede dos próximos dois Finals, em 2021 e 2022.

Assim, foram cancelados os Meetings de Rabat (31 de maio, suspenso em março), Londres (4 de julho) e Zurique (9-11 setembro).

“Dadas as discrepâncias atuais em oportunidades de treinamento e viagens, seria impossível garantir condições equitativas e um sistema de qualificação justo durante 2020”, disse a Diamond League em nota.

Vale lembrar que a World Athletics (federação internacional de atletismo) já havia anunciado o congelamento dos índices olímpicos para Tóquio até 1º de dezembro.

+World Athletics pressionada a rever congelamento dos índices

Além disso, cada um dos Meetings revisará e anunciará o formato de sua competição e quais disciplinas serão incluídas dois meses antes do evento, para dar tempo aos atletas para se prepararem mentalmente e ajustarem o treinamento para a competição.

Confira o novo calendário da Diamond League:

Em agosto:
14 – Mônaco (Mônaco)
16 – Gateshead (Inglaterra)
23 – Estocolmo (Suécia)

Em setembro:
2 – Lausanne (Suíça)
4 – Bruxelas (Bélgica)
6 – Paris (França) – a ser confirmado
17 – Roma/Nápoles (Itália)
19 – Shanghai (China)

Em outubro:
4 – Eugene (Estados Unidos)
9 – Doha – Catar
17 – China (cidade a ser anunciada)

Mais em Atletismo