Siga o OTD

Judô

FIJ sugere protocolo de treinos em cenário de coronavírus

Federação internacional reforça logo de cara que o principal requisito é que as autoridades locais retirem as medidas de restrição de contato social

seleção brasileira de judô treinos japão hamamatsu 2018 protocolo coronavírus
Treinamento da seleção brasileira de judô em Hamamatsu, Japão, em 2018 (divulgação/CBJ)

A Federação Internacional de Judô publicou documento com sugestões de protocolo sanitário para treinos em clubes e academias no contexto da pandemia do novo coronavírus. O guia, divulgado na segunda (11), foi produzido pelas comissões médicas da entidade de da União Europeua, com apoio das federações francesa e portuguesa.

“O principal requisito para implementar essas diretrizes é que as autoridades locais retirem as medidas de isolamento social ou lockdown e que as pessoas possam sair de casa e se reunir sob certas condições”, ressalta o documento. O objetivo do protocolo é mitigar o risco de infecção pelo novo coronavírus o máximo possível no nível do clube, “pois o perigo não pode ser completamente eliminado sem um programa de vacinação ou teste do Covid-19 eficaz e abrangente.”

+ Baixe as versões em inglês, francês ou espanhol

judô protocolo coronavírus treinos
(reprodução/site FIJ)

A Federação Internacional de Judô entende que cada país está em um nível diferente de infecção e que não há uma regra única para todos. As fases sugeridas no protocolo são, portanto, baseadas em cenários hipotéticos numa ordem gradual de vigilância que pode mudar de acordo com a realidade local de clubes e Confederações que optem por seguir essas diretrizes.

+ Campeão mundial, Sagi Muki faz leilão para combater Covid-19

Entre as medidas propostas pela federação no protocolo de ações visando mitigar a infecção pelo coronavírus estão, por exemplo, o uso de máscaras durante os treinos, a limitação no número de praticantes no dojô, o distanciamento social, boas práticas de desinfecção e limpeza do tatame, entre outras.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô