Siga o OTD

Ciclismo de Pista

Brasileiro é eliminado no keirin do Mundial Júnior por 0,082s

Vinicius Guimarães acabou em segundo apenas 0,082s atrás do líder da bateria sendo eliminado do Mundial Júnior de Ciclismo de Pista. Vinicius Gussolli também foi desclassificado

O Campeonato Mundial de Ciclismo de Pista, que está sendo disputado na Suíça, o Brasil contou com a participação de Vinicius Guimarães e Vinicius Gussolli na prova Keirin, nesta quinta-feira (16). Na competição, os dois brasileiros acabaram caindo para a repescagem, com Guimarães sendo eliminado por 0,082s.

Vinicius Guimarães e Vinicius Gussolli disputaram a prova do Keirin, que consiste em uma disputa de oito voltas, com as primeiras cinco voltas e meia os atletas pedalam atrás de uma bicicleta motorizada que dita o ritmo da competição e nas outas duas voltas e meia restantes os ciclistas disputam livremente.

No Mundial Júnior de Ciclismo de Pista, Guimarães e Gussolli não conseguiram a classificação direta através da primeira fase, caindo para a repescagem. Por conta do regulamento, somente o primeiro colocado de cada bateria avançava de forma direta para a fase seguinte da competição.

Na primeira fase, Vinicius Guimarães acabou terminando na segunda colocação da quarta bateria, apenas 0.490s atrás do líder. Já Gussolli foi o terceiro da segunda bateria, terminando a prova com 0.608s a mais que o vencedor. Com esse resultado, os dois brasileiros acabaram indo para a repescagem do Mundial Júnior de Ciclismo de Pista.

Nela, onde mais uma vez o regulamento do torneio previa que somente o primeiro colocado de cada bateria avançaria, os dois ciclistas do Brasil acabaram disputando a mesma classificatória. Na prova, o melhor resultado foi de Vinicius Guimarães, que terminou na segunda colocação, apenas 0.082s atrás do líder. Já Gussolli foi o quarto colocado, com um tempo 0.264s maior que o primeiro colocado. Com isso, os dois brasileiros foram eliminados da  categoria Keirin no Mundial.

Amanda Kunkel é eliminada no feminino 

Na quarta-feira (15), Amanda Kunkel participou da disputa do Scratch feminino, que é uma corrida em que todos os atletsa começam juntos e o objetivo é simplesmente aquele que terminar primeiro a distância sobre a linha de chegada depois de um certo número de voltas. Não há pontos intermediários ou sprints.

Regulamentos da UCI, federação internacional, especificam que uma corrida scratch deve ser realizada mais de 15 km para homens de elite e 10 km para mulheres de elite. Distâncias mais curtas de 10 km para masculino e 7,5 km para feminino podem ser utilizadas para qualificação.

Amanda não teve um bom resultado no Mundial Júnior de Ciclismo de Pista. A brasileira acabou terminando a bateria que participou na 16ª colocação, terminando a primeira fase da competição na 36ª posição e sendo desclassificada de forma direta.

Brasil segue no Mundial

Nesta sexta-feira (17), Amanda Kunkel compete na prova Omnium, que é uma prova composta por Volta lançada (contra o cronómetro), Corrida de pontos, de 20 km, Corrida de eliminação, Perseguição individual de 3000m, Scratch race, Contra-relógio de 500 metros.

Já Vinícius Guimarães e Vinicius Gussolli participam da prova de contrarrelógio masculina.

 

Mais em Ciclismo de Pista