Siga o OTD

Ciclismo BMX

Avancini e Rezende têm compromissos no fim de semana

Michele Mondini / Divulgação

Avancini está na Itália e disputa a etapa de Val di Sole da Copa do Mundo de MTB. Já Rezende compete no Campeonato Brasileiro de BMX, em Americana (SP)

Representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016 no mountain bike e no BMX, Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing Team) e Renato Rezende (GT Bicycles / Nissan / Shimano), respectivamente, têm neste fim de semana importantes compromissos na temporada. Número 4 do mundo no MTB, Avancini está em Val di Sole, na Itália, onde será realizada mais uma etapa da Copa do Mundo UCI de Mountain Bike XCO (cross country olímpico). Já Rezende viaja para Americana (SP), cidade-sede do Campeonato Brasileiro de BMX 2018.

A programação para Henrique Avancini em Val di Sole começa nesta sexta-feira (6), com a prova do cross country short track (XCC), às 13h15 (horário de Brasília). No domingo será a vez do ciclista de Petrópolis (RJ) competir no XCO, com a largada da elite masculino às 9h50 (horário de Brasília). Ambas as corridas disputadas por Avancini terão transmissão ao vivo na internet e com a narração em português pela mineira Andrea Marcellini, no site da RedBull: http://www.redbull.tv/uci/portugues.

“O circuito de Val di Sole é bastante tradicional. Há alguns anos temos provas da Copa do Mundo no local, além de uma realização do Campeonato Mundial anteriormente. É uma pista que eu gosto bastante, por mesclar dois tipos de características. Metade da volta bastante rápida e mais fluída e física, enquanto há uma outra parte mais técnica e íngreme, porém lenta. Para o ciclista é interessante competir em uma pista assim”, conta Henrique Avancini, ciclista que tem como aliado o novo grupo Shimano XTR de 12 velocidades.

“Chego em uma forma boa na Itália, porque fiz um bom trabalho no último mês. Me sinto bastante motivado e espero bater o 15º lugar, minha colocação em 2017, quando fiz uma prova muito boa, embora tenha tido um problema mecânico, que comprometeu o resultado. Espero evoluir, seguindo o que tenho feito nas etapas da Copa do Mundo esse ano, geralmente no top 10 no evento. Apesar de meus resultados no short track não terem sido bons nas duas provas realizadas, no cross country olímpico tive consistência e espero manter isso, melhorando no XCC”, finaliza Avancini

Brasileiro de BMX Racing – Radicado em Poços de Caldas (MG), o carioca Renato Rezende disputa neste fim de semana a edição de 2018 do Campeonato Brasileiro de BMX Racing, em Americana. Renato tentará sua 13ª conquista nacional, a quarta na elite, após vencer em 2010, 2012 e 2014. “É sempre muito bom competir o Nacional. Nesta temporada, depois de três anos, de 2015 a 2017, estou indo para o evento bem preparado. Em 2015 e 2017 não competi, enquanto em 2016 eu estava retornando de uma lesão e, apesar de ter sido bacana, não cheguei na forma física desejada”, relembra Rezende.

“Em 2018 vamos com tudo. É o nível mais alto que o Brasil já teve no Campeonato Nacional, já que teremos o Andinho, que ficou em terceiro lugar no Mundial do Azerbaijão neste ano. Minha meta é ir para o pódio. A busca é sempre pelo primeiro lugar, mas sei que será bastante difícil. Conheço bem a pista, local em que conquistei meu último título brasileiro em 2014. Vestir a camisa de campeão do seu País é uma honra muito grande e, se eu conquistá-la outra vez, ficarei muito feliz”, complementa o atleta Shimano.

Mais em Ciclismo BMX