Siga o OTD

Ciclismo BMX

Mariana Pajón confirma o favoritismo no Latino-Americano

Bicampeã olímpica do ciclismo BMX se impõe desde a primeira bateria e conquista o segundo título no fim de semana

Divulgação

Depois de vencer o Pan-Americano, Mariana Pajón, da Colômbia, confirmou o favoritismo e venceu o Latino-Americano de BMX, neste domingo (25), em Americana. A melhor brasileira foi Julia Alves, que terminou com o bronze.

Assim como ocorreu no sábado, a colombiana venceu todas as baterias que participou. Na decisão do feminino, Pajón assumiu a ponta um pouco antes da primeira curva. Um pouco atrás da bicampeã olímpica, Julia Alves puxava a fila de perseguidoras e tentava roubar a medalha de ouro. Contudo, na última curva, Dominica Michelle Azuero, do Equador, passou a brasileira, não conseguiu ultrapassar Pajón e acabou com a prata, deixando Julia com o bronze.

“Foi um bom fim de semana. Adoro competir no Brasil, foram competições de excelente nível. Foi bom para voltar a ganhar ritmo, depois da lesão que tive no joelho, mas acima disso foi bom voltar a vencer”, comentou Mariana Pajón.

Medalhista no Pan-Americano e no Latino-Americano, Julia Alves viu melhora no seu desempenho em relação ao sábado, mas assumiu o erro que custou a segunda prata no fim de semana.

“Uma prova duríssima. Ontem eu competi, então hoje estava mais cansada, competição exigiu mais do físico. Consegui competir bem, melhor que ontem nas baterias, cheguei na final bem, consegui ficar em segundo, mas errei. Um erro que custou muito, mas fiquei no pódio, faz parte”, comentou Julia Alves.

Desde que se recuperou de uma lesão sofrida em 2018 no ombro, Julia Alves vem tendo bons resultados nas competições em 2019. Na etapa de Manchester da Copa do Mundo acabou parando na semifinal, no Pan-Americano foi medalha de prata e no Latino-Americano acabou com o terceiro lugar.

As brasileiras Paola Reis e Maite Barreto, que também disputaram a final da Copa Latino-Americano de BMX, acabaram na sexta e oitava posição, respectivamente.

Depois das duas medalhas conquistadas neste fim de semana, Julia Alves se prepara para a dusputa da etapa de Saint-Quentin-En-Yvelines, na França, da Copa do Mundo de BMX e depois segue para o Campeonato Mundial, que será em Zolder, na Bélgica, entre 23 e 28 de Julho.

“Agora é focar na França, tentar fazer uma boa competição, tentar uma medalha e depois seguir para o Campeonato Mundial, se Deus quiser”, finalizou Julia Alves.

Brasil fora do pódio no masculino

Diferente do que aconteceu no Pan-Americano de BMX, onde o Brasil conquistou o título com Anderson Ezequiel, o Andinho, no Latino-Americano os ciclistas do país ficaram sem medalhas.

Na decisão masculina, o Brasil contou com Anderson Ezequiel, Bruno Cogo, Samuel Oliveira e Guilherme Bourscheidt. Apesar disso, uma queda ainda na primeira curva de Andinho, acabou atrapalhando a maioria dos competidores e deixou o caminho livre para Diego Arboleda, da Colômbia, ficar com o ouro, o também colombiano Vincent Pelluard acabou com a prata e Gonzalo Molina, da Argentina, foi bronze.

Os brasileiros que participaram da decisão acabaram com a quarta colocação de Samuel Oliveira, o sexto lugar de Bruno Cogo, o sétimo de Guilherme Bourscheidt e Anderson Ezequiel acabou não completando a prova, por conta da queda.

“Estou muito feliz com o meu fim de semana. Duas finais, as primeiras internacionais da carreira, só tenho a agradecer a todos que me ajudaram e ajudam para que eu possa chegar aqui”, comentou Bruno Cogo.

Um pouco antes, em uma semifinal, Renato Rezende acabou sofrendo uma queda, segunda curva do percurso e foi jogado para fora pista. Apesar do susto, o braseiro não teve nenhuma lesão e já segue nesta segunda-feira para a França, pnde disputa a etapa da Copa do Mundo.

“Diferente de ontem, hoje eu estava bem. Consegui ir bem nas baterias, resolvi arriscar um pouco mais do que ontem e em uma dessas arriscadas, eu tentei fazer um x e  acabei caindo, mas bola pra frente” comentou o atleta.

Mais em Ciclismo BMX