Siga o OTD

Ciclismo BMX

Julia Alves festeja prata atrás “apenas da bicampeã olímpica”

Brasileira termina o Pan-Americano de BMX atrás somente da colombiana Mariana Pajón

O Brasil tem motivos de sobra para comemorar neste sábado (25). Além do bicampeonato de Anderson Ezequiel no masculino, Julia Alves ficou com a prata no Pan-Americano de BMX entre as mulheres, atrás somente da colombiana Mariana Pajón, que é a atual bicampeã olímpica da categoria. O pódio foi completado por Dominica Michelle Azuero, do Equador.

Na decisão feminina, Julia Alves aproveitou o excelente começo de prova de Mariana Pajón e desgarrou junto com a atleta da Colômbia das demais participantes. Na reta final, Pajón disparou para a conquista do título do Pan-Americano de BMX e a brasileira suportou o ataque de algumas concorrentes para assegurar a medalha de prata.

“Vice-campeã Pan-Americana, atrás somente da bicampeã olímpica, poderia ter sido na frente dela, mas atrás não tem problema, aqui, na minha segunda casa, na cidade que eu represento, eu não tenho palavras para descrever”, comentou Julia Alves.

A medalha de prata conquistada neste sábado confirma o bom momento vivido por Julia Alves em 2019. Depois de sofrer uma grave lesão, a brasileira retornou recentemente para as competições e vem tendo bons resultados.

” Eu tive uma lesão no ombro, na semifinal do Mundial de Baku, passei por uma cirurgia bem complicada e fiquei sete meses afastada. Voltei agora, minha primeira competição foi a etapa de Manchester na Copa do Mundo, que eu fiz semifinal, então a expectativa para esse ano está boa”, disse Julia.

Por conta da lesão que teve, Julia Alves não pôde nem brigar por uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Contudo, quando o assunto passa a ser os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, a brasileira vê com bons olhos a disputa com Priscilla Stevaux e Paola Reis pelas vagas no Japão.

“Sim, são pontos importantes para a vaga olímpica e é isso que eu estou buscando. Esse resultado de hoje é importante. Temos mais provas até lá, queremos tentar aumentar a quantidade de vagas para o Brasil, mas enquanto isso não acontece vamos disputando entre nós”

Pan-Americano é da bicampeã olímpica

Atual bicampeã olímpica do ciclismo BMX, Mariana Pajón não deixou que o título continental escapasse em 2019. Depois de não poder competir em casa no ano passado na pista que leva seu nome, por conta de uma lesão no joelho, a atleta não deu chances para as demais participantes em Americana.

“Ano passado eu não pude competir em casa, vim de novo ao Brasil, onde eu me recordo de coisas grandes como os Jogos Olímpicos e para mim é fabuloso estar aqui. Por não poder competir em 2018 disputei com mais vontade este ano”, comentou

A temporada de 2019 vem sendo um recomeço para a ciclista a Colômbia. Depois de ficar um ano fora das competições, por conta da lesão no joelho, Mariana Pajón vem melhorando seus resultados. Nas etapas da Copa do Mundo de 2019, a colombiana foi quarto e 27ª, em Manchester, e 25ª e 11ª, em Papendal, na Holanda. Para a atleta, tudo é gradativo e espera seguir melhorando.

“Tive uma lesão bastante forte no joelho, fiquei um ano fora, tive que aprender a caminhar novamente, voltar a andar na bicicleta. Estou aqui muito melhor, vou progredindo, ainda falta, mas fui bem. Agora eu sei como estou, sei que é um processo longo, mas é um dia por vez para ir melhorando”.

 

Mais em Ciclismo BMX