Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Henrique Avancini vence Copa Internacional em Araxá

Foto: Thiago Lemos / CIMTB

O brasileiro Henrique Avancini foi o campeão na etapa de abertura da Copa Internacional de MTB em Araxá (MG)

O ciclista brasileiro Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) venceu pelo quinto ano consecutivo a etapa de Araxá da Copa Internacional de Mountain Bike. Ele admitiu que não estava bem fisicamente, mas conseguiu um bom desempenho.

“A vitória foi especial. Araxá é um local sensacional. Fiquei muito feliz com a minha performance como um todo. Fisicamente não estava tão bem desde o primeiro dia. Mas aqui tem uma energia diferente. Consigo extrair um bom desempenho, sem depender do meu físico. Isso acontece pela atmosfera daqui. A sensação de competir nesta cidade é difícil de se explicar. Um dos poucos lugares que consigo ser campeão sem estar 100%. Vencer pela quinta vez é motivo de muita alegria”, comemorou Avancini.

Prova feminina

Na etapa de Araxá, Raiza Goulão ficou com a segunda posição. Ela perdeu apenas para a norte-americana Chloe Woodruff. O terceiro lugar no pódio ficou com a argentina Agustina Apaza.

O Brasil contou, ainda, com Letícia Cândido no sexto lugar geral. Viviane Favery (Cannondale Brasil Racing), foi a oitava colocada no geral. Já a campeã sub-23 Karen Olímpio (Squadra Oggi) foi a 11ª na classificação acumulada dos três dias, enquanto Danielle de Moraes (Caloi Avancini Team) completou em 14º e Sabrina Gobbo (Trek/Shimano), em 17º.

“O fim de semana foi positivo para mim. Consegui cumprir meu objetivo, que era unir habilidade técnica com força física, algo que no XCO é um desafio a parte. É uma corrida muito cansativa e que exige concentração o tempo todo, porque é fácil cometer erros. Sinto que minha migração da Maratona MTB (XCM) para o cross country olímpico está consolidada. Estou confiante após este fim de semana e vejo que tive uma crescente nos três dias”, comentou Vivi Favery. “Fui a segunda melhor do Brasil no XCO o que para mim foi muito bom, disputando com duas brasileiras, a Letícia e a Hercilia Najara”, avaliou Viviane.

Etapa de Araxá

Outros brasileiros conquistaram bons resultados na competição. Rubinho Valeriano (Sense Factory Racing) foi o sexto, Daniel Grossi (Groove/Shimano) terminou em oitavo, José Gabriel Marques, o nono, e Sherman Trezza (Cannondale Brasil Racing) completou a abertura da Copa Internacional em décimo. Mario Couto foi o 14º no geral, Edson Rezende concluiu a etapa em 15º, além de ser o terceiro sub-23.

“A estratégia foi de encaixar em um pelotão bom e assim conseguir render bastante. Deu certo e pedalei com atletas fortes, que perseguiu os líderes. No final fiz uma fuga com um chileno e abri uma diferença boa para o vice-campeão da sub-23, o argentino Gonzalo Lokman. No final, saio muito feliz com o título na minha categoria, além de garantir um top 15 na geral da super elite”, comemorou Mario Couto.

Mais em Ciclismo Mountain Bike