Siga o OTD

Caratê

Brasil tem três atletas entre os quatro melhores do mundo

Douglas Brose, Valéria Kumizaki, Vinícius Figueira e Hernâni Veríssimo. É bom o torcedor brasileiro se acostumar com esses nomes. São eles os quatro principais caratecas do Brasil e que devem carregar as principais esperanças de medalha no esporte, que será olímpico nos Jogos de Tóquio em 2020. Brose, Valéria e Figueira estão entre os quatro melhores do ranking mundial de suas categorias, enquanto Hernâni é o mais jovem do quarteto, mas é a maior revelação dos últimos tempos do país e surge como uma grande esperança da modalidade. Os resultados obtidos em 2017 provam isso. O Brasil, que em 2012 era apenas o 25º. colocado do ranking da WFK, a federação internacional, alcançou neste ano a terceira colocação, atrás apenas de Japão e Irã, fato que traz esperanças para 2018, ano de Campeonato Mundial.

Das quatro estrelas brasileiras, o melhor ranqueado é Vinícius Figueira: segundo colocado na categoria até 67kg, atrás apenas do venezuelano Andrés Madera. Curiosamente de todo o quarteto, Figueira foi o atleta que teve o pior ano em 2017. Por sorte, o ranking não leva em conta apenas os resultados da atual temporada.

Em 2016, Vinícius Figueira faturou três medalhas em etapas da Premier League, o circuito mundial da categoria: ouro em Salzburg e prata em Fortaleza em Hamburgo. Chegou ao Mundial daquele ano como favorito, mas não passou de um quinto lugar e não conseguiu repetir bons resultados em 2017. Sua única medalha na Premier League foi a prata em Leipzig e olha que ele disputou oito etapas do Circuito Mundial. Além disso, ele foi mal no Campeonato Pan-Americano e acabou eliminado na segunda rodada.

Por outro lado, Valéria Kumizaki, Hernâni Veríssimo e Douglas Brose mostraram sua força foram campeões pan-americanos na competição que foi disputada em Curaçao. Além dos três títulos, o Brasil subiu também no lugar mais alto do pódio na competição por equipes e terminou como campeão geral com quatro ouros e quatro bronzes.

Vice-campeã mundial em 2016, Valéria Kumizaki teve um ano positivo em 2017. Além do título pan-americano, ela foi campeã do World Games e ficou com a medalha de bronze em Salzburg pelo circuito mundial. Atualmente, a brasileira é a terceira colocada do ranking mundial da categoria, atrás apenas da ucraniana Terliuga Anzhelika e de Tzu-Yun Wen, da China Taipei, mas a frente da campeoníssima italiana Sara Cardin, quarta colocada, e da francesa Emilie Thouy, sexta colocada, que a venceu na final do Mundial do ano passado.

Maior nome da história do caratê brasileiro com quatro medalhas em mundiais (duas de ouro, uma de prata e uma de bronze), Douglas Brose confessou em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia que teve que se reinventar depois de ter terminado em 2016 o primeiro Mundial em oito anos sem medalha para voltar a brilhar.

Em 2017, ele não disputou muitas competições internacionais, mas foi ao pódio em três dos cinco eventos em que esteve presente. Foi campeão pan-americano e levou a medalha de prata em Leipzig e em Salzburg pelo circuito mundial. Fora isso, bateu na trave no World Games, quando ficou em quarto lugar. Só na etapa de Toledo é que ele ficou longe da briga ao ser eliminado na segunda rodada. Com os resultados, Douglas Brose é o quarto colocado do ranking mundial da categoria até 60kg, atrás apenas de Saymatov Sadriddin, do Uzbequistão, Amir Mehdizadeh, do Irã, e Kaya Aykut, da Turquia.

Mais jovem do quarteto brasileiro, Hernâni Veríssimo não conta com o apoio de patrocinadores ainda para disputar muitas etapas do circuito mundial. Mas brilhou nas competições internacionais que teve pela frente. Foi campeão sul-americano e pan-americano, além de ter ganho a medalha de bronze no World Games. Na Premier League, competiu apenas em Rotterdã e acabou eliminado na quarta rodada.

É evidente que Hernâni Veríssimo precisa de mais experiência internacional, mas é fato também o quanto que ele é promissor. Atualmente ele ocupa a 13ª. posição do ranking mundial na categoria até 75kg e tem tudo para evoluir rápido. Em 2018, se tudo der certo, ele vai competir seu primeiro Mundial de forma individual. Em 2016, ele fez parte da equipe na competição.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Caratê