Siga o OTD

Basquete

Banco vira o jogo para o Brasil em amistoso contra a China

Yago, Benite, Leandrinho e Cristiano Felício foram decisivos na recuperação em partida válida como preparação para a Copa do Mundo

Brasil e China em amistoso visando a Copa do Mundo de basquete
divulgação

A seleção brasileira bateu a China por 90 a 84 (42 a 43) nesta sexta-feira (23), na Arena Guangzhou, em amistoso na reta final de preparação para a Copa do Mundo de basquete. Os dois países voltam a se enfrentar no domingo, na cidade de Wuhan, às 8h30 (horário de Brasília).

Foi suado. Em amistoso quente, o time de Aleksandar Petrovic saiu de uma desvantagem de 12 pontos no último período e virou para cima dos donos da casa com grandes atuações de Yago, Benite, Leandrinho e Cristiano Felício, todos vindos do banco.

“Durante a fase de treinamentos o time sempre busca diferentes situações para aprender em diferentes momentos do jogo. Hoje foi interessante porque a equipe ficou atrás do marcador, jogando contra uma equipe muito aguerrida, com um jogador que estava muito quente na partida, então essa recuperação, essa vontade, essa união para voltarmos na partida depois de ficarmos 12 pontos atrás mostra o caráter do time. Acho que foi mais um teste muito interessante e agora é tentar no próximo amistoso não ter esses desequilíbrios que tivemos hoje”, destacou o ala/armador Vitor Benite.

Leandrinho destacou a atuação do técnico Aleksandar Petrovic “Foi um jogo tenso, pegado, mas no segundo tempo o Petrovic teve uma conversa séria com a gente, voltamos com uma outra atitude e isso nos deu a vitória. Lógico que o jogo ficou bem truncado, bastante físico, mas quem entrou do banco deu conta do recado. Temos 12 jogadores, não tem titular ou reserva. Agora é focar nessa reta final de preparação para chegarmos bem na Copa do Mundo de basquete”.

Duelo de gigantes

Liderado por Guo A.L, que anotou 10 dos 12 primeiros pontos da China, os donos da casa começaram o jogo pressionando o Brasil e rapidamente abriram oito pontos. Alex recebeu um tostão na coxa e deu lugar a Benite. O camisa oito marcou logo no seu primeiro ataque e diminuiu a diferença para seis.

As bolas de três da Seleção não caíam, e a reação só veio com as entradas de Yago e Felício. E foi justamente com um arremesso de três do armador do Paulistano e outros dois pontos do pivô do Chicago Bulls que o Brasil chegou à igualdade.

A primeira liderança brasileira na partida veio com dois lances livres de Benite. Com uma bola de três, Caboclo pôs o Brasil cinco pontos à frente. A Seleção teve duas chances para ampliar o marcador, mas esbarrou em seus próprios erros e permitiu que a China deixasse tudo igual com os pivôs Yi Jiulian e Zhou Q. No final do primeiro tempo, com uma bola de três de Yi Jiulian, a China fez 43 a 42 no estouro do cronômetro.

Segundo tempo

Do quinteto inicial, apenas Huertas, Didi e Varejão começaram o segundo tempo entre os titulares. Marquinhos e Leandrinho substituíram Caboclo e Didi, respectivamente. E foi justamente com dois pontos de cada que o Brasil retomou a dianteira. Aí Yi Jiulian colocou quatro de três e, felizmente, precisou sair por conta da terceira falta pessoal.

Depois de uma confusão entre Huertas e Guo, que resultou numa falta antidesportiva contra o brasileiro, a vantagem chinesa pulou para 12. Petrovic pediu tempo e voltou quase com a mesma formação que terminou o primeiro tempo.

A Seleção voltou para os 10 minutos finais com atitude. Com uma defesa agressiva, o time brasileiro roubou duas bolas, anotou sete pontos seguidos em menos de dois minutos e virou o jogo a pouco menos de nove minutos para o fim. A liderança mudava de lado a todo instante. Mas com uma marcação agressiva e um contra-ataque mortal, o Brasil conseguiu uma corrida de 7 a 0 e abriu 80 a 73 a pouco mais de três minutos do fim.

A torcida chinesa tentava empurrar, mas o ataque brasileiro era frio e não errava. Se no primeiro quarto as bolas de três teimavam em não cair, no último período era uma atrás da outra. Primeiro com Benite, cestinha do jogo com 23 pontos, depois com Caboclo, e a diferença chegou a 11 a menos de dois do fim. Os chineses tentaram uma reação nos dois minutos finais, mas a Seleção mostrou maturidade de sobra para administrar o resultado.

“Nós tivemos alguns momentos de desconcentração, principalmente no terceiro período, o que permitiu à seleção chinesa abrir uma vantagem de 12 pontos, mas graças ao nosso banco, e hoje eu destaco o Yago que entrou muito bem, mudando o ritmo do jogo, conseguimos essa importante vitória contra um adversário muito difícil”, avaliou o técnico Aleksandar Petrovic.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete