Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Vitor Tavares conquista três bronzes mundial da Basiléia

Brasileiro venceu o segundo cabeça de chave e garantiu lugar no pódio da individual. Outras medalhas vieram nas duplas masculina e mista

Vitor Tavares Brazil Parabadminton Internacional
Ricardo Bufolin/CPB/arquivo

O brasileiro Vitor Tavares conquistou três medalhas de bronze na classe SS6 do Mundial de Parabadminton disputado na Basiléia, Suíça. Uma na chave individual e as outras duas nas duplas, uma masculina e outra mista. A no individual veio neste sábado (24) após vitória sobre o inglês Krysten Coombs. As nas duplas foram garantidas na sexta (23) e confirmadas neste sábado.

Vitor Tavares fez uma partida duríssima contra Krysten Coombs, cabeça de chave número dois da competição, válida pelas quartas de final.

O brasileiro venceu em dois games (21/19 e 22/20) com uma virada espetacular no segundo. Vitor Tavares perdia por 20 a 12 quando emplacou uma sequência de dez pontos seguidos para fechar a partida e garantir a medalha. No game anterior, o primeiro, o brasileiro assumiu no 6 a 5 a vantagem no placar e se manteve na dianteira até o final.

Na semifinal, ele parou em Wong Chun Yim, de Hong Kong. O asiático dominou os dois games e fechou com 21/13 e 21/16. A final seria contra o cabeça de chave número um, o inglês Jack Shepard.

No badminton não há disputa pelo terceiro lugar, portanto os dois atletas, ou duplas, que chegam até a semifinal conquistam a medalha de bronze.

A campanha de Vitor Tavares no torneio individual da classe SS6 do Mundial de Parabadminton teve ainda outras três vitórias na fase de grupos, que antecede a eliminatória, em três jogos. Fez um duplo 21/1 contra o canadense Zachary Lelievre, marcou 21/4 e 21/5 em Ryan Gioffreda, dos Estados Unidos, e 21/9 e 21/19 no escocês Robert Laing. Foi o melhor da chave E.

Bronzes nas duplas

Os bronze nas duplas foram garantidos na sexta, quando o brasileiro e seus dois parceiros passaram pelas quartas de final tanto na masculina quanto na mista. Neste sábado eles perderam as duas semifinais.

Na masculina, ao lado de Miles Krajewski, dos EUA, Vitor Tavares foi derrotado para o mesmo Wong Chun Yim e seu compatriota Chu Man Kai por 21/6 e 21/5. Nas mistas, ao lado da peruana Rubi Vargas, perdeu jogo apertado para o escocês Robert Laing e a inglesa Rebecca Bedford. Foi 2 a 1 com 21/11, 23/25 e 23/21.

Outra dupla brasileira disputou o Mundial de parabadminton neste sábado. Eduardo Oliveira e Rogério Oliveira perderam para os malaios Mohamed Azri e Liek Cheah por 2 a 0, com parciais de 21/5 e 21/7, pelas quartas de final do torneio masculino da classe SU5.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia