Siga o OTD

Wrestling

Promessas e referências do Brasil treinam juntas em Portugal

Equipe nacional retoma, via Missão Europa, preparação interrompida pela pandemia da Covid-19 e visa tanto os Jogos de Tóquio quanto os de Paris

Aline Silva e Thamires Machado Seleção brasileira de wrestling Missão Europa Portugal
Aline Silva e Thamires Machado: rivais no Brasileiro e parceiras na Missão Europa (Caio Baptista/CBW)

Foi definida a seleção brasileira de wrestling que vai participar de treinos em Rio Maior, Portugal, na chamada Missão Europa. No total, 16 atletas foram convocados para o período de preparação que vai de 8 de novembro a 4 de dezembro.

Os treinos em Portugal marcam a retomada da preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 depois da paralisação nas atividades causadas pela pandemia da Covid-19. Não apenas para o Japão, mas também para Paris-2024, já que a seleção brasileira de wrestling convocada tem atletas já de ponta e também jovens promessas.

“Resolvemos mesclar o grupo de atletas já envolvidos na corrida olímpica e que se preparam para a seletiva olímpica do ano que vem com uma nova geração para os Jogos de Paris 2024. Será uma oportunidade única para os jovens interagirem com atletas estabelecidos internacionalmente e um grande incentivo para a carreira deles e para outros atletas da modalidade”, afirmou Angel Torres Aldama, treinador-chefe, da seleção brasileira de wrestling, de acordo com a “Rede Nacional do Esporte”.

Time que vai a Portugal

A lista que vai a Missão Europa conta com três gerações do wrestling nacional. Nomes como Aline Silva, medalhista mundial, atleta olímpica nos Jogos do Rio e já classificada para Tóquio 2020, e Giullia Penalber, atual quinta colocada do ranking mundial até 57kg, são destaques.

+ Athos Schwantes inicia treinos em Portugal visando Pré-Olímpico

Mas o time feminino conta também com Thamires Machado e Ana França, campeãs pan-americanas da categoria júnior (de 18 a 20 anos) em 2019.

No estilo greco-romano, Angelo Moreira é referência para atletas como Calebe Correa e Guilherme Porto, melhor atleta dos Jogos Escolares 2019, entre todas as modalidades.

“Quando já estava na seleção, atletas como Giullia e Angelo, veteranos de competições e treinamentos atualmente, começavam a viajar para treinamentos e competições. Tenho consciência do papel que exerço na modalidade e da responsabilidade que carrego”, afirmou Aline, fundadora do Projeto Mempodera, que dá aulas de wrestling e inglês para crianças em São Paulo e tem a lutadora como referência dentro e fora dos tapetes.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O Brasil já tem três atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio na modalidade: Eduard Soghomonyan, Lais Nunes e Aline Silva. O número ainda pode aumentar, já que uma seletiva mundial será disputada em 2021. Os finalistas de cada categoria olímpica garantem vaga.

Seleção brasileira de wrestling em Portugal

Atletas
Aline Silva
Ana Luiza França
André Pinto
Angelo Moreira
Assíria Daniela
Calebe Correa
Giullia Penalber
Gracyenne Helena Leite
Guilherme Porto
Kaio Silva
Leticia Pimenta
Meiriele Hora
Pedro Santos
Rosemary Brito
Thamires Machado
Thaissa Ribeiro

Treinadores
Pedro Miguel Garcia
Felipe Macedo
Flavio Ramos

Fisioterapeuta
Roberta Mattar

*com Rede Nacional do Esporte

Mais em Wrestling