Siga o OTD

Wrestling

Atletas voltam a pedir exclusão do Irã após execução de Afkari

Governo iraniano vai adiante com a pena de morte imposta ao campeão de luta greco-romana e gera revolta da entidade, que representa cerca de 85 mil atletas pelo mundo

Navid Afkari execução Irã luta greco-romana
Navid Afkari, da luta greco-romana, foi executado pelo governo do Irã

A Associação Mundial de Atletas (AMA) voltou a pedir ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e à União Mundial de Wrestling (UWW) a expulsão do Irã de competições internacionais após o país executar o campeão de luta greco-romana Navid Afkari.

De acordo com a mídia iraniana, Afkari foi executado no sábado (12), mesmo com o caso atraindo atenção mundial. Líderes de diversos países pediram por clemência, incluindo o presidente Donald Trump, dos EUA.

O lutador de 27 anos enfrentou duas penas de morte desde que foi condenado por matar um segurança a facadas e por outras acusações ligadas a protestos antigoverno em 2018, diz a mídia estatal, de acordo com matéria da “Reuters” veiculada pela “Agência Brasil”.

Descanse em paz

Através das redes sociais, a Associação Mundial de Atletas, que representa 85 mil atletas, prestou solidariedade a Akfari e seus familiares.

“Descanse em paz Navid Afkari. Através da solidariedade dos atletas, exigimos que o COI e a UWW implementem sanções imediatas para excluir o Irã do mundo do esporte por essa execução hedionda.”

O COI e a UWW alegaram que tentaram “contato a todo momento” com o Comitê Olímpico do Irã e com a Federação Iraniana de Wrestling para “encontrar uma solução,” mas não obtiveram respostas.

O COI emitiu um comunicado oficial após receber a notícia da morte do atleta.

“Uma notícia triste saber da execução do lutador Navid Afkari. O COI está em choque ao realizar esse depoimento hoje. Em cartas, Thomas Bach, o Presidente do COI, fez um pedido pessoal ao Líder SUpremo e ao Presidente do Irã nessa semana pedindo clemência para Navid Afkari, ainda que em respeito às leis da República Islâmica do Irã. É extremamente triste que o pedido dos atletas ao redor do mundo e todo o trabalho do COI junto com a UWW não tenha atingido os objetivos. Nossoa sentimentos à família de Akfari.”

Confissão sob tortura

Navid Afkari disse que foi torturado para fazer uma confissão falsa, de acordo com familiares e ativistas. Além disso, o advogado do atleta diz não haver prova de sua culpa. O Judiciário iraniano nega as alegações de tortura.

Mais em Wrestling