Siga o OTD

Volta Olímpica

Que vitória! Brasil bate Portugal no Mundial de tênis de mesa

Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Eric Jouti venceram suas partidas e Brasil derrotou Portugal por 3 a 0 pelo Mundial por equipes de tênis de mesa

No jogo entre dois times que estão entre os 10 melhores do ranking mundial, a seleção brasileira masculina de tênis de mesa venceu Portugal por 3 a 0 nesta segunda-feira em Halmstad, na Suécia. A partida foi válida pela segunda rodada do Campeonato Mundial.

+ CONFIRA A TABELA DO MUNDIAL DE TÊNIS DE MESA

Se fôssemos comparar os jogadores pelo ranking mundial, Portugal seria favorita para a partida, já que tem dois atletas no top 40. Mas, o que se viu na mesa foi um domínio brasileiro. Gustavo Tsuboi surpreendeu o número 1 português, Marcos Freitas. Na sequência, Hugo confirmou o favoritismo contra João Monteiro. O grande destaque da classificação foi o jovem Eric Jouti, que passou por Tiago Apolonia para encerrar o confronto.

Gustavo Tsuboi X Marcos Freitas

Jogando contra o 15º do ranking mundial, o brasileiro Gustavo Tsuboi começou bem a partida, venceu o primeiro set com autoridade e chegou a liderar a segunda parcial. Mas, ali, Freitas conseguiu uma virada, empatou o jogo e foi mais confiante para o terceiro set.

Após um início igual na parcial, o português conseguiu abrir vantagem e fez 10 a 8. Vibrante em quadra, o brasileiro ainda salvou um set point, mas na sequência, caiu 11 a 9.

No quarto set, Tsuboi diminuiu o número de erros e dificultou a vida de Marcos Freitas. O placar chegou a ficar 8 a 4 para o brasileiro. No fim, 11 a 6.

O nível do jogo estava altíssimo, com trocas de bolas longas. Tsuboi abriu 5 a 2 e viu o português pedir um tempo técnico. Na volta, Freitas estava mais concentrado e virou para 6 a 5. Mas o brasileiro conseguiu a vitória por 11/9, levantando os companheiros de equipe que estavam no banco.

Hugo Calderano X João Monteiro

Ofensivo, o brasileiro, 12º do ranking mundial, conseguiu vencer o primeiro set por 11/5 sem grandes problemas. João é, atualmente, o 61º do ranking. O segundo set começou diferente, com Monteiro abrindo 8/1 logo de cara. No fim, 11/4.

O terceiro set seria decisivo para a partida, já que um havia dominado amplamente a primeira parcial, e o outro ganhado com tranquilidade a segunda. O placar estava 5 a 5 quando Calderano deu um lindo contra-ataque em ponto quase perdido, fez 6 a 5 e abriu o caminho para o triunfo por 11/5.

O quarto set seguiu equilibrado até o 7 a 7 quando, em uma longa troca, o brasileiro matou o ponto e assumiu a liderança para logo fechar em 11/9.

Eric Jouti X Tiago Apolonia

O brasileiro, 98º do ranking mundial, jogou muito bem contra Tiago Apolonia, 55º da classificação.

O primeiro set foi dominado pelo português, que conseguiu encaixar seu jogo, enquanto Jouti cometia alguns erros. Placar de 11/8. Na segunda parcial, o que se viu foi um Eric muito mais solto e conseguindo matar os pontos importantes. Vitória por 11/5. No terceiro set, o brasileiro manteve o ritmo e fechou em 11/6.

A quarta parcial mostrou a experiência de Tiago. Aos 32 anos, soube conter o ímpeto de Eric e, em alguns momentos, esfriar a partida. Passava a mão na mesa, arrumava a placar de publicidade, respirava. No 8 a 4, os dois fizeram um ponto muito bem jogado, vencido pelo português. No fim, 11/5.

No set decisivo, Eric começou muito agressivo e, com belos ataques, anotou 4 a 1. Manteve o ritmo, abriu 8a 4 e fechou em 11 a 9.

Mais em Volta Olímpica