Siga o OTD

Vôlei de Praia

Tour do Vôlei de Praia terá sequência em Las Vegas

Três duplas masculinas e duas femininas já estão garantidas na fase principal. O Brasil ainda terá uma dupla feminina no qualifyng e outras três disputando a cota por país

Alguns dias após disputarem a etapa de Yangzhou, na China, as duplas brasileiras cruzaram o Oceano Pacífico para mais um torneio do Circuito Mundial de vôlei de praia 2018/2019. O desafio, que começa nesta quarta-feira (17) e segue até domingo (21), ocorre pela primeira vez na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, em evento idealizado pela tricampeã olímpica Kerri Walsh Jennings.

O Brasil possui cinco times já garantidos na fase de grupos, mas o número pode aumentar para sete com a disputa do classificatório, que ocorre nesta quarta. No torneio masculino, as três duplas já garantidas na fase principal são: Guto/Saymon (RJ/MS), Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB).

No naipe feminino, já estão classificadas pelo ranking de entradas Maria Elisa/Carol Solberg (RJ) e Josi/Lili (SC/ES). Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE) receberam um wild card para o classificatório, enquanto outros três times se enfrentam no country quota: Maria Clara/Elize Maia (RJ/ES), Carol Horta/Ângela (CE/DF) e Tainá/Victoria (SE/MS). A seletiva interna ocorre quando um país excede o limite de inscritos e dá vaga ao classificatório.

As atuais campeãs brasileiras Carol Solberg e Maria Elisa jogam nesta semana a primeira etapa válida pelo tour 18/19 e esperam largar com bons resultados. Maria Elisa falou sobre a expectativa para o torneio em Las Vegas.

“A gente se preparou muito bem desde o último torneio. Sabemos da qualidade dos times brasileiros, além das duplas internacionais, então precisamos aproveitar toda oportunidade de melhorar o nosso time e a nossa pontuação no ranking. Será uma disputa muito equilibrada e em uma cidade incrível, nossas expectativas são as melhores”, disse.

O Brasil chega embalado por bons resultados na etapa passada, na China, quando Ana Patrícia/Rebecca ficou com a prata e Guto/Saymon levou a medalha de bronze. Além disso, o país é atual campeão do Circuito Mundial no naipe feminino, com Ágatha/Duda (PR/SE).

A competição em Las Vegas já conta pontos para a temporada 2018/2019 e é uma parceria da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) com o P1440, circuito idealizado pela norte-americana Kerri Walsh, tricampeã olímpica. Serão quatro eventos no total, mas apenas Las Vegas contará pontos para o tour internacional, atendendo ao formato de competição da FIVB.

A disputa em Las Vegas, que também terá shows musicais e atividades esportivas e culturais ao público, distribuirá mais de R$ 1 milhão aos atletas, com os campeões de cada gênero recebendo cerca de R$ 70 mil. Este também é o primeiro de cinco eventos confirmados nos Estados Unidos nesta temporada.

Las Vegas é a segunda etapa quatro estrelas da atual temporada. Desde 2017, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) classifica os torneios de uma a cinco estrelas, de acordo com a premiação e o número de pontos que oferecem. Nas etapas da temporada 18/19, que começaram em setembro, o Brasil já conquistou quatro medalhas (veja abaixo).

BRASIL NO CIRCUITO MUNDIAL 2018/2019:
Etapa de Zhongwei – China (2 estrelas)
Maria Clara/Elize Maia – bronze

Etapa de Qinzhou – China (3 estrelas)
Ana Patrícia/Rebecca – ouro

Etapa de Yangzhou – China (4 estrelas)
Ana Patrícia/Rebecca – prata
Guto/Saymon – bronze

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Vôlei de Praia