Siga o OTD

Vôlei de Praia

Bárbara comemora aniversário com vaga na semi em Viena

Divulgação/FIVB

 Com vitória sobre Ágatha/Duda, Fernanda e Bárbara, a aniversariante do dia, se garantem na semi do Major Series de Viena; Carol e Maria também avançam

O Brasil já garantiu medalha no torneio feminino do Major Series de Viena, na Áustria, etapa cinco estrelas do Circuito Mundial. Nesta sexta-feira (03.08), Fernanda Berti e Bárbara Seixas (RJ), esta última comemorando 31 anos, e Carolina Solberg/Maria Elisa (RJ) venceram duas rodadas e avançaram às semifinais. Elas se enfrentam em uma eventual disputa de ouro ou bronze, assegurando ao país ao menos um lugar no pódio.

Nas semifinais, neste sábado (04.08), Carolina Solberg e Maria Elisa encaram as tchecas Hermannova e Slukova às 6h30 (de Brasília). Nos dois confrontos anteriores entre os times, duas vitórias das brasileiras. Já Fernanda Berti e Bárbara Seixas (RJ) duelam contra as holandesas Sanne Keizer e Madelein Meppelink às 7h30, em jogo inédito entre as duplas. As disputas de bronze e ouro ocorrem ainda no sábado, a partir das 11h. O SporTV transmite ao vivo.

Fernanda e Bárbara conseguiram a vaga na semifinal ao superarem duas duplas nesta sexta-feira. No primeiro duelo, venceram as polonesas Kociolek e Kolosinska por 2 sets a 1 (21/15, 16/21, 15/10), em 49 minutos. Horas mais tarde, pelas quartas de final, superaram as compatriotas Ágatha/Duda (PR/SE) também no tie-break: 15/21, 21/18, 15/11, em 44 minutos. Bárbara comentou a campanha e o presente no dia do aniversário.

“Vencer no aniversário é muito bom, deixa tudo mais gostoso. E é ótimo chegar longe em grandes torneios, especialmente por não termos jogado em Gstaad, ficamos com um gostinho de ‘quero mais’. São muito importantes para nós, os melhores times estão aqui e isso ajuda na evolução, crescimento. Melhora nosso potencial e autoestima como time”, disse Bárbara, campeã do Major Series de Fort Lauderdale, no começo do ano.

A defensora carioca também comentou a partida contra as compatriotas pelas quartas de final.

“No primeiro set, estava recebendo mais saques e com um pouco de dificuldade em virar meus ataques. Mas a Fernanda me ajudou muito. Entendemos que teríamos que ter mais calma, melhorar o saque, e no segundo set mudamos um pouco a estratégia, crescemos na partida. Soubemos aproveitar os contra-ataques. Fernanda me ajudou bastante em quadra”.

Do outro lado da chave, pelas oitavas de final, vitória de Carol Solberg e Maria Elisa por 2 sets a 1 (14/21, 21/14, 15/13) contra as russas Kholomina/Makroguzova, em 49 minutos. Na rodada seguinte, vitória sobre as norte-americanas Kelley Larsen e Emily Stockman por 2 sets a 0 (21/14, 21/17), em 37 minutos, garantindo presença nas semifinais do torneio. Maria Elisa analisou a vitória e destacou a importância da comissão técnica.

“Os times norte-americanos são regulares, pacientes, então temos que ser o dobro, pensar o jogo. Mantivemos a tranquilidade, nosso jogo fluiu. Assistimos ao jogo contra elas em Gstaad, notamos nossos erros e ajudou demais. Estamos com uma estrutura muito boa, um trabalho psicológico, fisioterápico, um treinador incrível, com uma energia maravilhosa. É tudo fruto de um trabalho intenso. Queremos coisas grandes. O torneio não acabou, é ótimo jogar aqui nessa arena, vamos com tudo buscando jogar essa final aqui na Áustria”, disse.

Viena é a terceira etapa cinco estrelas de três em disputa na temporada 2018. Desde 2017, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) classifica os torneios de uma a cinco estrelas, de acordo com a premiação e o número de pontos que oferecem. O torneio na Áustria rende 1.200 pontos aos campeões, além de uma premiação de cerca de R$ 150 mil.

Mais em Vôlei de Praia