Thâmela e Victoria passaram sufoco contra a dupla italiana Gottardi/Orsi Toth nas quartas de final do Elite 16, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Logo após perder o primeiro set, as brasileiras melhoraram e viraram para se garantirem na semifinal. Com a oitava melhor campanha, Carol/Rebecca surpreendeu a dupla canadense Melissa/Brandie e também avançou. Como estão em chaves diferentes, ainda há chance de uma final brasileira em casa. No masculino, apenas Evandro/Arthur chegou entre as oito melhores duplas, porém parou nas quartas.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
O Brasil vai ter duas representantes na disputa pela etapa mundial do circuito de vôlei de praia que ocorre em suas areias neste domingo (28). Assim, as forças positivas da torcida carioca estarão com Thâmela e Victoria de um lado. No anoitecer deste sábado (27), elas fizeram 2 sets a 1 (16/21, 21/17 e 16/14) nas rivais europeias. As italianas tiveram mais pontos em ataques (33 a 31) e bloqueios (5 a 4), porém erraram mais também (16 a 12). Mais cedo, na rodada de 12, Thâmela/Vic precisou de uma nova virada, sobre a dupla alemã Müller/Tillmann, 2 a 1 (16/21, 21/16 e 15/13). Desse modo, seguiram para a fase de quartas de final com a terceira melhor campanha.
“Sabemos que era um jogo duro contra as italianas, nos enfrentamos diversas vezes. Ela ganharam na maioria dos ataques, é sempre um jogo chato, delicado, era um jogo que exigia um pouco mais do mental. Conseguimos nos encontrar a partir do segundo set, a Vic me ajudou muito, fizemos tudo o que planejamos e estudamos”, garantiu Thâmela. “Em João Pessoa (PB), batemos na trave, nas quartas. Viemos para o Rio querendo muito uma medalha em casa. Sabíamos que seria muito difícil, mas conseguimos juntas essa vitória e a vaga”, completou Vic. Terão Shaw/Cheng (EUA) como adversárias.
Vencendo as líderes
Por outro lado, o Brasil vai apoiar outra dupla feminina chegando entre as quatro melhores da etapa, com Carol/Rebecca. Elas enfrentaram a dupla canadense Melissa/Brandie por um lugar entre as semifinalistas da competição e venceram por 2 sets a 0 (21/18 e 21/15). Carol/Rebecca mediram forças contra a dupla estadunidense Cannon/Kraft, mas perderam por 2 sets a 1 (14/21, 21/17 e 15/12). Isso fez com que seguissem como a oitava melhor campanha, mesmo com a derrota, pelo saldo de pontos. Agora, enfrentam novamente as mesmas Cannon e Kraft, em uma revanche que vale lugar na final.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Chave masculina
Se há esperanças de título brasileiro entre as mulheres, o mesmo não dá para ocorrer na chave masculina do torneio. Evandro/Arthur perderam para a dupla holandesa Boermans/de Groot, de virada por 2 sets a 1 (19/21, 21/10 e 15/9). Então, ficaram pelas quartas de final com a melhor campanha nacional, já que George/Saymon não avançou. A dupla perdeu para Evans/Budinger (EUA) por 2 sets a 1 (24/26, 21/16 e 16/14) na rodada de 12 e ficaram com a 11ª colocação.