Siga o OTD

Vôlei de Praia

Ágatha/Duda e Maria Elisa/Carol chegam às quartas em Itapema

Divulgação/CBV

Das cinco duplas femininas brasileiras, apenas Ágatha/Duda e Maria Elisa/Carol seguem vivas na Etapa de Itapema do Circuito Mundial de vôlei de praia

O Brasil ainda conta com duas duplas femininas no torneio Quatro Estrelas de Itapema (SC), etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia 2018. Após as partidas desta sexta-feira (18.05), e de muita chuva ao final do dia, Ágatha/Duda (PR/SE) e Maria Elisa/Carol Solberg (RJ) foram as “sobreviventes” entre as cinco parcerias verde e amarelas que entraram em ação na arena montada na Meia Praia.

Já garantidas nas oitavas de final as duas duplas precisaram jogar apenas uma vez nesta sexta-feira. Ágatha e Duda (PR/SE) não tiveram dificuldades para passarem pelas espanholas Liliana e Elsa por 2 sets a 0 (21/16 e 21/17), em 32 minutos. Nas quartas de final, na manhã deste sábado (19.05), elas irão enfrentar Bieneck/Schneider, da Alemanha. Com a classificação para a próxima fase garantida, Ágatha reforçou a necessidade de manter-se alerta a cada jogo.

“Aqui no Circuito Mundial os times são muito bons, muito fortes e com muita vontade de ganhar. Não podemos baixar a guarda em nenhum jogo. Toda partida é difícil. Vamos seguir com a preparação e estudo dos adversários. Eu e Duda estamos fazendo partidas muito conscientes do que queremos, estamos bem lúcidas. E aumentamos um degrau o nosso time, pois aprendemos mais sobre nós mesmas a cada torneio”, contou a paranaense.

As atuais campeãs brasileiras enfrentaram um ícone da modalidade nas oitavas de final. Com a quadra central lotada, Maria Elisa e Carol Solberg (RJ) eliminaram a tricampeã olímpica Kerri Walsh-Jennings e a parceira Nicole Branagh (EUA). No entanto, logo no início do segundo set, um temporal desabou sobre a região de Itapema, paralisando a partida por pouco mais de uma hora. Na volta ao jogo, as brasileiras concluíram o bom trabalho que haviam começado e encerram a partida em dois sets (21/18 e 21/15), em 1h44. Carol Solberg contou o que fez para alcançar a vitória.

“Eu estava muito ligada e com medo desta situação tirar o nosso foco. O vôlei de praia está sempre sujeito a estas questões meteorológicas. Então preferimos ficar pela quadra para manter a nossa concentração. E voltamos bem, nos mantivemos aquecidas e isso foi muito importante”, disse Carol. Nas quartas de final elas terão pela frente uma dupla da República Tcheca Kolocova/Kvapilova.

Outras três duplas femininas do Brasil entraram em ação, mas acabaram superadas e deram adeus à competição. Logo cedo, Josi e Lili (SC/ES) foram superadas na segunda rodada do grupo F pelas finlandesas Lahti e Parkkinen por 2 sets a 1 (22/24, 21/18 e 13/15), em 54 minutos. Na repescagem, Taiana/Carol Horta (CE) não resistiu à força de Keizer/Meppelink (HOL), vitória holandesa por 2 sets a 1 (18/21, 21/14 e 10/15), em 48 minutos.

Medalha de ouro em dois eventos do Circuito Mundial 2018, Bárbara Seixas e Fernanda Berti (RJ) não conseguiram repetir as boas campanhas anteriores e foram eliminadas nas oitavas de final por Barbora Hermannová e Marketa Sluková, da República Tcheca, por 2 sets a 0 (21/19 e 21/17), em 40 minutos.

O torneio em Itapema é da categoria quatro estrelas, distribuindo 150 mil dólares aos atletas, com as duplas campeãs nos dois naipes recebendo 20 mil dólares e somando 800 pontos para o ranking, que define os campeões da temporada. As competições do tour são classificadas de uma a cinco com base nos pontos e na premiação que distribuem.

O Brasil recebeu em sua história 42 etapas no naipe masculino e 37 etapas no naipe feminino (a maioria realizadas simultaneamente) do Circuito Mundial de vôlei de praia. Esta é a primeira vez que uma cidade da região Sul do país recebe uma etapa do giro internacional. As partidas serão exibidas ao vivo pelo canal SporTV a partir das semifinais, no sábado, e uma das finais contará com exibição da TV Globo no domingo de manhã.

Mais em Vôlei de Praia