Siga o OTD

Vôlei de Praia

Etapa feminina de São José terá decisão entre duas duplas novas no vôlei de praia

Um duelo de novas duplas decidirá as últimas campeãs de 2016 no Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia. Juliana/Rebecca (CE), estreando parceria justamente nesta semana, encaram Ana Patrícia e Ângela (MG/DF) na decisão da etapa de São José (SC) do tour nacional. O duelo acontece na manhã deste domingo (10.12), a partir das 10h30, com transmissão ao vivo do SporTV 3. Os jogos têm entrada franca à torcida na Avenida Beira-Mar.

A disputa da medalha de bronze será entre Tainá/Victoria (SE/MS) e Josi/Thati (SC/PB). A partida também será transmitida ao vivo pelo SporTV 3, a partir das 8h30. É a primeira vez que Victoria, de apenas 17 anos, disputa uma medalha no Open. A sul-mato-grossense conquistou o Campeonato Mundial Sub-19 nesta temporada, ao lado da sergipana Duda.

Juliana e Rebecca estão juntas há duas semanas, enquanto Ana Patrícia e Ângela estão apenas na segunda etapa da parceria. Será a primeira final das duas duplas em uma etapa do tour nacional. Para alcançar a final, Ju e Rebecca superaram Tainá/Victoria (SE/MS) por 2 sets a 1 (21/19, 17/21, 15/13), em 52 minutos de duração.

A cearense Rebecca analisou a vitória e sua presença pela quarta vez consecutiva na final na atual temporada. Ela ficou com a prata jogando as três últimas paradas do tour ao lado de Elize Maia.

“As meninas estão de parabéns, fizeram dois ótimos jogos contra Taiana e Elize Maia, uma dupla de atletas experientes. A gente sabia que seria difícil, conversamos muito, descansamos. Elas são bastante jovens e nos fizeram correr. A nossa paciência e experiência contou na partida. Até o final do tie-break nós estivemos atrás do placar, esperamos o erro e aproveitamos”, disse Rebecca após a partida.

Das quatro atletas que chegam à final, a mineira Ana Patrícia, de 19 anos, é a única ‘debutante’ em uma decisão de Open. O currículo, porém, é de gente grande. Além de campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2014, ela é campeã mundial Sub-21 e deixou duplas de peso pelo caminho, como a medalhista olímpica Bárbara Seixas e sua parceira Fernanda Berti.

Ana Patrícia, atleta de 1,94m, comentou a realização do sonho de chegar à final e a rápida química Ângela. A defensora brasiliense busca seu segundo título de etapa do tour nacional – o primeiro curiosamente também foi jogando em Santa Catarina, mas em Balneário Camboriú, em 2011. A dupla chegou à decisão após superar Josi/Thati por 2 sets a 0 (21/16, 21/4), após desistência de Thati no segundo set, por um problema no joelho.

“Eu estou muito feliz, nem sei o que dizer. Nós já estávamos com uma química boa, nosso jogo de bloqueio e defesa encaixa bem. Eu tenho esse jeito meio explosivo de vibrar, bater na mão. E está dando muito certo. Fizemos uma grande campanha, vencendo a Bárbara Seixas e a Fernanda Berti nas quartas de final. Entramos focadas, queríamos muito essa final, dando sempre força uma a outra. Ainda não caiu a ficha (risos)”, destacou Ana Patrícia.

Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas, e somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas.

O Circuito Brasileiro 2016/2017 é composto por nove etapas, cinco delas neste ano, enquanto outras quatro serão realizadas em 2017 nas cidades de João Pessoa (PB), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Vitória (ES). O torneio tem atualmente a liderança de Larissa e Talita, que somam 1.480 pontos, mas não disputam a etapa de São José.

HOMENAGENS
Ainda em luto pelas vítimas com o acidente do voo da Chapecoense, a Confederação Brasileira de Voleibol e o Banco do Brasil farão algumas homenagens em São José (SC). A tradicional camisa amarela do patrocinador oficial do voleibol brasileiro, distribuída à torcida e imprensa, será substituída por uma verde com a inscrição #ForçaChape.

Uma faixa com a mesma mensagem estará posicionada na quadra central durante as partidas. Além disso, desde a primeira rodada, nesta sexta-feira, tem sido respeitado um minuto de silêncio em respeito e solidariedade às famílias atingidas pela tragédia.

VEJA A GALERIA DE FOTOS

VEJA OS RESULTADOS DO DIA

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia