Siga o OTD

Vôlei de Praia

Campeão olímpico Ricardo vence duelo contra o filho e está nas quartas-de-final

Uma partida recheada de história aconteceu nesta sexta-feira (09.12), na etapa de São José (SC) do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. Jogando ao lado do capixaba André Stein, o campeão olímpico Ricardo enfrentou e venceu o próprio filho, Pedro Resende, em partida pela fase de grupos do torneio masculino. Os jogos ocorrem na arena montada na Avenida Beira-Mar de São José, sempre com entrada franca à torcida.

O confronto inédito no principal torneio da modalidade decidiu a liderança do grupo C, classificando Ricardo/André (BA/ES) direto às quartas de final do torneio. Na estreia, a dupla do campeão olímpico passou por Fernandão (ES) e Harley (DF) por 2×0 (22:20/21:16), enquanto Pedro Resende e Felipe Cavazin bateram Jô e Vítor (PB) por um duplo 21/19.

Após enfrentar Pedro Resende pela primeira vez, Ricardo admitiu que antes da partida a ansiedade era maior do que em suas duas decisões olímpicas, em Sydney e Atenas. O baiano superou o filho e seu parceiro Felipe Cavazin por 2 sets a 0 (21/14, 21/19), em 31 minutos de duração, garantindo mais um bom começo de torneio nesta temporada.

“Estava mais nervoso do que nas finais olímpicas. É momento especial, diferente. Acho que ninguém no vôlei de praia de alto nível passou por um momento como esse. Algo marcante na vida de um atleta. Já conquistei muitos títulos, mas ter essa oportunidade de jogar contra ele ficará na memória. Espero estar ao lado dele futuramente, encerrando minha carreira. Ele vai tentar levar o pai ‘nas costas’, já estou ficando velhinho (risos)”, brincou Ricardo.

Também avançaram diretamente às quartas outras três duplas: Álvaro Filho e Saymon (PB/MS), que lideram a temporada nacional, Alison e Bruno Schmidt (ES/DF), campeões olímpicos, e Oscar/Hevaldo (RJ/CE), que se uniram no começo desta temporada.

Os campeões olímpicos Alison e Bruno Schimidt ficaram em primeiro do Grupo A. Na estreia, derrotaram os paranaenses Eduardo Davi e Arthur Lanci por 2 a 0 com parciais de 21/12 e 21/13.

Para assegurar a primeira colocação da chave, eles tiveram que derrotar no último jogo do dia  Bruno e Luciano por 2×0 (21:18/21:17).

Líderes da temporada no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia com dois ouros e duas pratas em quatro etapas, Álvaro Filho e Saymon bateram Fábio e Allison por 2×0 (21:18/21:14) com tranquilidade.

09

Na segunda partida, a vitória foi sobre Léo Vieira e Averaldo para garantir a dupla na primeira colocação do Grupo B.

“Trabalho está sendo bem feito, temos que agradecer nossa comissão técnica, ao meu parceiro Saymon, nossos familiares e amigos. Vamos sempre um passo por vez. Tivemos chuva e vento em São José, estamos sujeitos a isso no vôlei de praia. E o segredo é conseguir se adaptar mais rápido que o adversário. Fomos felizes em tomar boas decisões, ajustando saque, levantamento e conversando bastante”, disse Alvinho.

A outra dupla que se garantiu direto nas quartas-de-final foi Oscar/Hevaldo, que ficou em primeiro lugar no grupo que contava com Evandro/Pedro Solberg, que participou da Olimpíada, mas que acabou de fora na primeira fase em São José. Para assegurar o primeiro lugar, Oscar e Evaldo derrotaram Vinícius e Borlini por 2 x 1 (21:19, 20:22 e 15:13) na última partida do Grupo D.

Os jogos continuam neste sábado (10.12), a partir das 9h, com disputa da repescagem, quartas de final e semifinais da etapa de São José do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. Os duelos da quadra central contam com transmissão na página oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) no Facebook.

 

As partidas da repescagem masculina terão os seguintes duelos: Léo Vieira/Averaldo (DF/TO) contra George/Thiago (PB/SC); Vinícius/Marcus Borlini (ES) enfrentando Arthur Lanci/Eduardo Davi (PR); Bruno/Luciano (AM/ES) encarando Guto/Benjamin (RJ/MS); e Pedro Resende/Felipe Cavazin (PB/PR) disputando a vaga contra Jô/Vitor Felipe (PB).

Quatro duplas foram eliminadas já nesta sexta-feira, ao perderem duas partidas seguidas. Deram adeus ao torneio Evandro/Pedro Solberg (RJ), Fernandão/Harley (ES/DF), Fábio/Allison Francioni (CE/SC) e Léo Gomes/Ferramenta (RJ).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia