Siga o OTD

Vôlei de Praia

Duplas Arthur/George e Andressa/Tainá são campeãs do circuito brasileiro sub-23

Arthur Lanci/George (PR/PB) e Andressa/Tainá (PB/SE) precisavam vencer a etapa de São José (SC) e contar com tropeço de rivais para ficar com o título do Circuito Brasileiro Sub-23 2016. E foi exatamente o que aconteceu neste domingo (04.12), debaixo de muita chuva, na arena montada na Avenida Beira Mar. As duplas superaram adversários e as condições climáticas adversas e terminaram em primeiro no ranking geral.

A tempestade que caiu durante toda a madrugada e manhã, fez com que algumas quadras ficassem com excesso de água. Desta maneira, todas as partidas foram transferidas para a arena central, que apresentava melhores condições. Os jogos das semifinais, disputa de terceiro lugar e finais foram realizados em apenas um set de 25 pontos.

Arthur Lanci e George (PR/PB), campeões mundiais Sub-19 e Sub-21, precisavam chegar ao título da etapa para ultrapassarem Vinícius e Eduardo Davi (ES/PR), que começaram o torneio com vantagem de pontos. E a dupla conseguiu o resultado que precisava, vencendo Victor Micael e Gabriel Mussi (DF/RJ) por 25 a 21, levando o título da etapa e da temporada do Circuito Brasileiro Sub-23 de vôlei de praia.

O bronze na etapa de São José ficou com Adrielson e Gabriel Gouveia (PR/RJ), que derrotaram Matheus Maia e Jonas Paixão (RJ) por25 a 16 no set único.

Arthur e George chegaram aos 1.920 pontos com os 400 somados na etapa de São José, enquanto Vinícius e Eduardo Davi, eliminados nas quartas de final, ficaram com 1.880 somando o desempenho nas seis etapas realizadas ao longo de 2016. É o primeiro título brasileiro de George nesta categoria, enquanto Arthur Lanci repete a conquista de 2015, quando atuou e venceu ao lado de Eduardo Davi.

No naipe feminino, a virada de Andressa e Tainá (PB/SE) foi ainda mais impressionante. Elas estavam em terceiro lugar no ranking geral, atrás de duas equipes. Os tropeços de Ana Patrícia/Paula Hoffmann (MG/RJ) e Alana/Kyce (RN), e a medalha de ouro da parceria em São José (SC), proporcionaram o título, o primeiro de ambas nesta categoria.

Na final da etapa de São José, Andressa e Tainá superaram Victoria/Vitoria (MS/RJ) por 25 a 17, no set único realizado na quadra central. Elas venceram os cinco jogos no torneio, sem terem perdido nenhum set. Na disputa de bronze, Alana/Kyce (RJ) superaram Ana Patrícia e Paula Hoffmann (MG/RJ) por 26 a 24, ficando com um lugar no pódio.

O ouro em São José deixou Andressa e Tainá com 1.840 pontos, os mesmos somados com o bronze de Alana/Kyce. O primeiro critério de desempate é a pontuação individual de cada atleta. E neste caso, Tainá era a mais bem colocada. Com isso, o título ficou com a dupla de representantes do Sergipe e da Paraíba.

O Circuito Brasileiro Sub-23 é composto por seis etapas, e, além dos campeões de cada parada, existe um campeão geral da temporada, somando os pontos de todos os eventos. Ao contrário do Sub-19 e do Sub-21, em que as duplas precisam ser da mesma federação, no Sub-23 elas podem estar registradas em estados diferentes. A categoria também possui premiação em dinheiro, com os campeões de cada naipe recebendo R$ 3,7 mil.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia