Siga o OTD

Vôlei de Praia

Ágatha/Duda bate Ana Patrícia/Rebecca na final do último torneio pré-Tóquio

Duplas brasileiras que vão aos Jogos Olímpicos fizeram final verde e amarela no Major de Gstaad e mostram muita força a poucos dias da estreia nas areias do Japão

ágatha duda gstaad dux
(FIVB)

Não poderia ser mais animador o último passo das duplas brasileiras do vôlei de praia feminino antes da Olimpíada de Tóquio. Na manhã deste domingo (11), Ágatha e Duda e Ana Patrícia e Rebecca fizeram a final do Major de Gstaad, na Suíça, um dos torneios mais importantes do circuito mundial e o último antes dos Jogos. A vitória ficou com Ágatha e Duda, atletas do Time Nissan e do  Time DUX Nutrition, por 2 a 0, com parciais de 23 a 21 e 21 a 18. A competição na capital japonesa começa no dia 24 de julho e vai até 6 de agosto.

Jogaço

Ana Patrícia e Rebecca começaram com tudo a final e abriram 3 a 0 em três grandes saques que Rebecca. Ela foi além. Virou mais duas bolas e, com bloque de sua parceira, o time abriu 7 a 2. Além disso, Ágatha e Duda erravam demais e, assim, logo a distância foi a 10 a 4. Porém, enganou-se quem imaginou que o set estava definido. Após um bloque de Duda e dois aces seguidos de Ágatha, a vantagem caiu para 12 a 9. O momento do jogo mudou, com Ágatha e Duda escalando o placar até encostarem no 14 a 13 contra e empatarem no 19 a 19. A virada veio com dois momentos brilhantes de Ágatha, após a dupla salvar dois set points. Primeiro ela tomou o set point das rivais com um ace e, a seguir, fechou a parcial em 23 a 21 no bloqueio.

O segundo set começou diferente do primeiro, ou seja, ponto a ponto, até o 6 a 6. Ana Patrícia e Rebecca foram as primeiras a tentar desgarrar abrindo dois no 8 a 6. Durou pouco e logo o empate voltou, no 10 a 10, e seguiu assim até que foi a vez de Ágatha e Duda tentarem escapar no 16 a 14. Ao contrário das compatriotas, porém, elas mantiveram a vantagem e, em uma pancada de Duda no saque, chegaram ao match point no 20 a 17 para fechar no 21 a 18.

Até breve!

As semifinais de Gstaad também foram neste domingo e reuniram quatro duplas que estarão nos Jogos de Tóquio. Ágatha e Duda, integrantes do Time Nissan, jogaram primeiro e fizeram o que pode ter sido uma “amostra grátis” da final olímpica contra as canadenses Melissa e Pavan. As duplas são as duas mais bem colocadas no ranking mundial, com as brasileiras na frente. Além disso, as canadenses são as atuais campeãs mundiais, venceram em 2019. Ágatha é vice-campeã olímpica e Duda foi eleita a melhor do mundo em 2018 e 2019, a atleta mais jovem a conquistar o prêmio. Vale lembrar que a temporada de 2020 foi comprometida pela pandemia da covid-19.

Ágatha e Duda Ana Patrícia e Rebecca final Gstaad vôlei de praia
Ana Patrícia e Rebecca vibram após derrotatem Kravcenoka e Graudina na semifinal (FIVB)

O primeiro set começou como o esperado, ponto a ponto. Ainda na primeira metade da parcial, porém, Ágatha e Duda tomaram conta da areia e foram abrindo. Primeiro três pontos no 11 a 7 e depois 17 a 10. Dali em diante foi só administrar a vantagem para fechar em 21 a 13. O segundo set começou da mesma forma, ponto a ponto. As brasileiras ensaiaram uma nova escapada no 13 a 11, mas desta vez as canadenses não deixaram, pontuaram três vezes seguidas e viraram no 14 a 13. E assim elas foram, virada a virada, até que as líderes do ranking mundial se desgarram na hora decisiva, fizeram 20 a 17 e fecharam no 21 a 18 em um erro de saque de Melissa.

Ana Patrícia e Rebecca

A seguir, na segunda semifinal, Ana Patrícia e Rebecca e as letãs Kravcenoka e Graudina fizeram uma prévia do duelo olímpico, já que ambas vão se encontrar na fase de classificação em Tóquio. As brasileiras começaram melhor e por duas vezes conseguiram uma vantagem no primeiro set, no 7 a 4 e no 15 a 13. Em ambas, porém, as letãs se recuperaram e buscaram o empate. O equilíbrio seguiu até a reta final e só foi quebrado no 24 a 22, no quarto set point seguido a favor das brasileiras, em um erro grosseiro de levantamento cometido por Graudina.

+ Os protocolos de segurança de uma Olimpíada em plena pandemia

As europeias não perderam a concentração e voltaram com força na segunda parcial abrindo 5 a 1 logo de cara. Ana Patrícia e Rebecca pararam o jogo e, na volta, reentraram na partida. Foram escalando o placar até cortar a vantagem para 8 a 7, porém um ataque errado de Ana Patrícia colocou as brasileiras três pontos atrás, no 11 a 8. Na reta final, as letãs voltaram crescer, fizeram 16 a 12 e não deixaram mais o jogo escapar. Final, 21 a 18 e a decisão da segunda vaga na final de Gstaad foi para o tie-break.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Rebecca abriu o set desempate com um ace e, em outro, a dupla brasileira fez 4 a 2. A vantagem foi a 6 a 3 em um ataque para fora de Graudina, depois para 8 a 3 e, a seguir, a 10 a 4. A distância ficou demais para as letãs, que ainda tentaram se recuperar, mas não conseguiram estragar a final verde amarela no último torneio antes da Olimpíada. Ana Patrícia e Rebecca fecharam o jogo com 15 a 7.

Nos vemos em Tóquio

Encerrada a participação em Gstaad, foco total no Japão. Lá, Agatha e Duda estão no grupo C e vão enfrentar Bansley e Brandie, do Canadá, as chinesas Wang e Xia, além de Gallay e Pereyra, da Argentina. Já Ana Patrícia e Rebecca estão no grupo D, ao lado de Claes e Spencil, dos Estados Unidos e Makokha e Khadambi, do Quênia, além de Kravcenoka e Graudina. Melissa e Pavan também estarão na capital japonesa, aparecem no grupo A.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei de Praia