Siga o OTD

Vôlei de Praia

Brasil tem quatro duplas no Sul Americano de vôlei de praia

Chile recebe a primeira etapa da competição de sexta-feira (7) a domingo (9); Brasil é atual campeão nos dois naipes.

Foto: Divulgação

A temporada 2020 do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia começa neste final de semana em Coquimbo, no Chile, e quatro duplas brasileiras vão em busca do ouro: Andressa e Vitoria (PB/RJ), Ângela e Juliana Simões (DF/PR), Guto e Pedro Solberg (RJ) e Ricardo e Vitor Felipe (BA/PB). O Brasil é atual campeão nos dois naipes.

O torneio, que acontece de sexta-feira (7) a domingo (9), conta com 16 duplas de cada naipe, com quatro grupos compostos por quatro duplas. Esta é a primeira de cinco etapas da competição.

No masculino, as duplas brasileiras se enfrentam logo na primeira fase pelo grupo B. Os outros adversários do grupo são os paraguaios Gonzalo e Riveros e os equatorianos Leon e Quinonez.

“Acredito que será um torneio muito bom, com nível forte. Algumas duplas estão brigando por vaga olímpica, como os chilenos Marco e Esteban Grimalt, e os argentinos Azaad e Capogrosso, que também estão vivendo bom momento. O nível será alto”, disse Guto.

“Gosto muito do país, meu pai (Marcelo Carvalhaes, o Big) já foi treinador da seleção chilena de praia. Estamos na metade da pré-temporada e sabemos que ainda não estamos na forma física ideal, mas queremos aproveitar para ganhar ritmo de jogo. É uma oportunidade de crescer como time, voltar a enfrentar duplas internacionais”.

+ VEJA NOSSO CANAL NO YOUTUBE

No naipe feminino, Ângela e Juliana Simões ficaram no grupo B e terão pela frente as chilenas Paula/Mardones e as equatorianas Mishelle/Karelys e Briggitte/Ariana.

Já Andressa e Vitoria, que tem parceria recente, estão no grupo C e enfrentam as chilenas Chris/Rivas Zapata, as venezuelanas Gabi/Mederich e Pedroza/Orquidea, e as bolivianas Salazar/Padilla.

A dupla disputou um torneio antes da etapa continental, o Open de João Pessoa (PB), e, apesar do pouco tempo juntas, começaram bem com um quinto lugar.

“Eu estou muito animada. Na etapa em João Pessoa tivemos uma energia sensacional, Vitória brilhou nos jogos. Fiquei muito feliz de estrear nosso time em casa, além de conseguir dar nosso melhor a cada jogo, mesmo sem muito tempo de treinamento juntas. E com certeza vamos mais confiantes e animadas para a etapa do Sul-Americano. Representar o Brasil é sempre uma honra para mim e não vejo a hora de estar em quadra e sentir toda a adrenalina novamente e se Deus quiser, trazer bons resultados”, disse Andressa.

Os dois times mais bem colocados de cada grupo avançam à fase de quartas de final. Depois a disputa segue para semifinal, bronze e final. Os pontos obtidos em cada etapa vão para o país, de acordo com a classificação final somente da melhor dupla de cada nação. Ao final, os pontos são somados e o país na liderança do ranking é declarado campeão geral.

O Circuito Sul-Americano ainda terá mais quatro etapas regulares e um torneios ‘Finals’, com maior pontuação e premiação. Além de Coquimbo (Chile), a competição passará por Lima (Peru), San Juan de Los Morros (Venezuela), Santa Marta (Colômbia) e Linares (Chile).

Em 2019, o Brasil conquistou três medalhas, com ouro para Tainá/Victoria (SE/MS), prata para Carol Horta/Ângela (CE/DF) e bronze para Jô/Léo Vieira (PB/DF).

CIRCUITO SUL-AMERICANO DE VÔLEI DE PRAIA 2020:

1ª Etapa – Coquimbo (Chile) – 07 a 09.022ª Etapa – Lima (Peru) – 13 a 15.03
3ª Etapa – San Juan de Los Morros (Venezuela) – 20 a 22.03
4ª Etapa – Santa Marta (Colômbia) – 03 a 05.04
Etapa Finals – Linares (Chile) – 9 a 11.04

Mais em Vôlei de Praia