Siga o OTD

Vôlei de Praia

Brasil classifica quatro duplas femininas para as oitavas

Quatro das cinco duplas brasileiras que começaram a disputa da chave principal do torneio feminino do Major de Gstaad garantiram nesta quinta-feira a classificação para as oitavas-de-final da etapa cinco estrelas do Circuito Mundial de vôlei de praia. Campeãs de seus grupos, Larissa/Talita, Ágatha/Duda e Elize Maia/Taiana avançaram direto, enquanto Fernanda Berti/Bárbara Seixas teve que passar pela respescagem e Juliana/Carol Horta foi eliminada.

+ VEJA A TABELA DO TORNEIO FEMININO EM GSTAAD

Larissa e Talita, que derrotaram no primeiro dia Caluori/Steinemann, da Suíça, e Meppelink/Van Gestel, da Holanda, asseguraram o primeiro lugar do Grupo B ao bater as alemãs Bieneck e Schneider nesta quinta-feira. O primeiro set foi muito tranquilo. O saque de Larissa e o bloqueio de Talita fizeram a diferença para fechar em 21/11. O segundo foi bem mais equilibrado. As adversárias deram trabalho, chegaram a salvar quatro match points e as brasileiras só conseguiram fechar em 26/24. Foram 22 pontos de Talita e 18 de Larissa na partida.

Ágatha ataca na vitória contra as canadenses. A jogadora marcou 30 pontos na vitória por 21/18, 17/21 e 15/13

Pelo Grupo C, Ágatha e Duda também chegaram à terceira vitória para serem campeãs da chave. Na quarta, elas venceram em apenas dois sets as italianas Menegatti e Perry e as ucranianas Davidova e Shchypkova, mas nesta quinta precisaram do tie-break para superar as canadenses Bansley e Wilkerson. Com Duda discreta, marcando apenas nove pontos ao longo de todo o jogo, Ágatha fez a diferença pontuando 28 vezes para levar a dupla ao resultado positivo por 21/18, 17/21 e 15/13.

Já Elize Maia e Taiana foram a sensação entre as brasileiras na primeira fase. No primeiro dia, elas venceram duas duplas difíceis, Lahti/Lehtonen, da Finlândia, e Huberli/Betschart, da Suíça, em duros jogos de três sets, mas nesta quinta tiveram um jogo mais tranquilo e passaram pelas ucranianas Inna Makhno e Iryna Makhno em apenas 29 minutos com parciais de 21/10 e 21/16. O saque brasileiro fez toda a diferença. Foram oito pontos marcados neste fundamento, cinco de Taiana e três de Elize Maia, que somou ao todo 20 pontos. Taiana fez 14.

No Grupo H, Bárbara Seixas e Fernanda Berti ganharam de Stubbe/Sinnema, da Holanda, e Branagh/Walsh, dos Estados Unidos, na quarta-feira e enfrentaram Heidrich/Vergé-Depré nesta quinta para decidir o primeiro lugar da chave. Foi uma partida muito equilibrada. Com um bloqueio muito forte, as suíças complicaram o jogo para as brasileiras, que mesmo assim venceram o primeiro set por 21/17.

No segundo set, disputado ponto a ponto, Fernanda e Bárbara chegaram a ter dois match points para fechar o jogo quando abriram 20/18, mas levaram a virada. Ainda assim, salvaram três set points das rivais, mas não conseguiram evitar a derrota por 25/23. Depois de perder a chance de matar o jogo, as brasileiras tentaram se reanimar para o tie-break, mas Heidrich e Vergé-Depré começaram melhores e chegaram a abrir 8/5 e depois 13/10. As brasileiras reagiram, chegaram a encostar em 13/12 e em 14/13, salvaram um match point, mas acabaram derrotadas por 15/13. Apesar da derrota, Fernanda Berti foi a maior pontuadora da partida com 30 acertos, 25 de ataque, três de bloqueio e dois de saque. Bárbara Seixas fez apenas oito.

Segundas colocadas no Grupo H, Bárbara Seixas e Fernanda Berti enfrentaram as canadenses Gordon e Saxton na repescagem. E a classificação só veio depois de três sets. As brasileiras dominaram o primeiro e venceram por 21/13. No segundo, apesar do equilíbrio as adversárias permaneceram na frente quase o tempo todo e fecharam em 21/19. No tie-break, veio a vitória com autoridade. A disputa foi acirrada até que o placar ficou em 10/7. As canadenses pediram tempo e a partir daí só fizeram mais um ponto, enquanto Fernanda e Bárbara marcaram cinco e fecharam em 15/8.

Juliana e Carol Horta foram as únicas brasileiras eliminadas até agora do Major de Gstaad

Depois de perder os dois jogos que disputaram no primeiro dia, Juliana e Carol Horta entraram nesta quinta para enfrentar as espanholas Baquerizo e Fernandez Navarro numa partida de vida ou morte. Se vencessem, ficariam em terceiro lugar da chave e passariam à repescagem, mas se perdessem estariam eliminadas. As brasileiras, no entanto, não deram chance para o azar e bateram as espanholas por 21/14 e 21/15 em apenas 36 minutos. Juliana marcou 20 pontos e Carol fez 16.

Na repescagem, no entanto, a história não se repetiu na repescagem. Juliana e Carol Horta perderam para Bansley e Wilkerson, do Canadá, por um duplo 21/18 e foram eliminadas da competição.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia