Siga o OTD

Vôlei de Praia

Oitavas masculinas definidas em dia de duelo entre pai e filho

Ricardo superou o filho Pedro em duelo pela fase de grupos; Marcus e Averaldo, que jogaram juntos pela primeira vez, também foram às oitavas de final

Ricardo superou filho Pedro
William Lucas/Inovafoto/CBV

As oitavas de final do torneio masculino foram definidas na etapa de Cuiabá (MT) do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia, na noite desta quinta-feira (24.10). Após a disputa de 24 partidas da fase de grupos, 16 times avançaram no campeonato que acontece em arena montada ao lado do ginásio Aecim Tocantins. Destaque para um duelo em família e a boa largada de uma dupla que nunca havia treinado junta antes de Cuiabá.

Entre os 16 times que foram às oitavas (veja todos os confrontos abaixo), seis avançaram em primeiro lugar de seus grupos, somando duas vitórias em dois jogos. São eles Marcus/Averaldo (RJ/TO), Lázaro/Matheus (GO/SE), Ricardo/Vitor Felipe (BA/PB), Luccas Lima/Guto (SP), Eduardo Davi/Maia (PR/RJ) e André/George (ES/PB). Os seis segundos e os três melhores terceiros também se classificaram para a rodada eliminatória.

Um dos classificados às oitavas com 100% de aproveitamento, Ricardo comentou um momento especial que viveu nesta quinta. Na primeira partida do dia, superou o filho Pedro Resende (PB), que joga com Gabriel (DF), por 2 sets a 0. O campeão olímpico comentou o triunfo – o segundo em partidas oficiais contra Pedro.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

“Jogar contra o Pedro é sempre difícil, pois rola aquele sentimento de pai que não deixa de torcer pelo filho. Na outra vez eu ainda dava alguns toques para ele durante o jogo mesmo. Desta vez eu me contive mais, pois, no fim das contas, ele é mais um adversário. Isso faz parte do crescimento dele. Ele está jogando bem com o Gabriel, são garotos com muita energia, espero que ele possa ir bem na competição”, analisou Ricardo, que completou.

“Vencer os dois jogos é um passo muito importante. Pode ser que tenhamos um cruzamento mais fácil, teoricamente, mas o nível do Circuito Brasileiro é altíssimo, não dá para escolher adversário. Temos que entrar em quadra para fazer o nosso melhor, independentemente do clima ou de quem está do outro lado da quadra”, destacou.

Outra dupla que se destacou foi a formada por Marcus e Averaldo, que se uniram semanas antes do torneio e entraram em quadra ainda buscando entrosamento. Por morarem em cidades diferentes, não conseguiram realizar treinos juntos, mas o entrosamento veio rápido. Marcus comentou o bom começo, em especial com vitória por 2 sets a 1 sobre a dupla classificada aos Jogos Olímpicos de Tóquio, formada por Alison e Álvaro Filho.

“Esta é a minha primeira etapa ao lado do Averaldo. Foi tudo muito rápido. Eu acabei ficando sem parceiro e ele também. Ele me mandou mensagem bem na hora que eu estava ligando para ele. Fechamos a parceria às vésperas da competição, nem treinamos juntos. Não conseguimos sequer bater bola juntos antes de começar o torneio. A primeira levantada de um para o outro foi já no jogo”, disse Marcus, que completou.

“Viemos sem responsabilidades, para nos divertir, já que era nossa primeira experiência juntos. Eu já estava jogando bem há um tempo e faltava um resultado bom. No primeiro set contra o Alison tivemos mais dificuldades porque ele tem um bloqueio pesado, e eu não estava confortável na virada de bola, mas consertamos o que estava dando errado e conseguimos uma boa vitória”, declarou Marcus.

O Circuito Brasileiro 19/20 conta com sete etapas, três realizadas no segundo semestre deste ano, e quatro que acontecem no primeiro semestre de 2020. A estreia do tour aconteceu em Vila Velha (ES), em setembro, com ouro para Ágatha/Duda (PR/SE) e André Stein/George (ES/PB). Após Cuiabá, o torneio segue para Ribeirão Preto (SP), em novembro. Já as etapas de 2020 passarão por João Pessoa (PB), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Rio de Janeiro (RJ).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. Cada etapa do Circuito Brasileiro distribui R$ 46 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos mais de R$ 500 mil por etapa.

OITAVAS DE FINAL – TORNEIO MASCULINO
Ricardo/Vitor Felipe (RJ/PB) x Luciano/Fernandão (ES) – 11h
Eduardo Davi/Maia (PR/RJ) x Arthur/Adrielson (MS/PR) – 11h
Harley/Moisés (DF/BA) x Alison/Álvaro Filho (ES/PB) – 11h
Lázaro/Matheus (GO/SE) x Léo Vieira/Jô (DF/PB) – 11h
André/George (ES/PB) x Allison Francioni/Fábio (SC/CE) – 16h30
Luccas Lima/Guto x (SP) x Oscar/Pedro Solberg (RJ) – 16h30
Marcus/Averaldo (RJ/TO) x Bernardo/Ramon Gomes (CE/RJ) – 16h30
Hevaldo/Vinícius (CE/ES) x Lipe/Rafa (CE/PR) – 16h30

Mais em Vôlei de Praia