Siga o OTD

Vôlei de Praia

Duplas brasileiras se preparam para Mundial Sub-21

Marco Antônio Teixeira/MPIX/CBV

As seleções brasileiras de base de vôlei de praia seguem em ritmo forte de preparação no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), visando o Campeonato Mundial Sub-21. A competição acontece de 11 a 16 de julho, em Nanquim, na China, e o Brasil chega com responsabilidade de ser o atual campeão nos dois naipes.

Serão duas duplas em cada naipe do Mundial Sub-21 representando o país. No masculino, Adrielson e Renato (PR/PB) representam o Brasil já a partir da fase de grupos, enquanto Gabriel Gouveia e Rafael (RJ/PR) partem do qualificatório, em jogo eliminatório que vale vaga na fase de grupos.

No naipe feminino, Ana Patrícia/Duda (MG/SE), atuais campeãs do torneio, estão na fase de grupos, enquanto Victoria e Vitória (MS/RJ) partem do qualificatório.

O Brasil chega com duplas com bagagem internacional no Mundial Sub-21. Agora em times diferentes, Rafael e Renato são os atuais campeões mundiais Sub-19. Já Adrielson estará em sua segunda disputa de Mundial Sub-21, tendo ficado em nono lugar em 2016.

O único estreante é Gabriel Gouveia, filho do campeão olímpico de 1992 e capitão Carlão, ídolo da seleção, que elogiou a semana de preparação intensa em Saquarema.

“Os técnicos são muito inteligentes, sabem muito da e sinto que estou evoluindo muito como jogador aqui. Fico feliz em ter essa oportunidade, é um sonho realizado, desde que comecei a treinar, era um objetivo poder ser convocado um dia. Vamos trabalhar forte, buscar corrigir todos os detalhes para representar bem o Brasil”, analisou Gabriel.

O técnico Robson Xavier, que comandará a equipe Adrielson/Renato, também analisou o trabalho de preparação e continuidade na base.

“É um trabalho de transição e ajustes. Alguns meninos que participaram do Mundial Sub-19 estão agora no Sub-21. E essa reconstrução é permanente, neste ano já se inicia a semente para os torneios do próximo ano, o Sub-19 ocorre no próximo ano, e será um reflexo do Sub-17. É uma estrutura continua que permite ao Brasil seguir com bons resultados”.

O naipe feminino também conta com atletas experientes em busca de medalhas ao Brasil. Além das atuais campeãs Ana Patrícia e Duda (MG/SE), que juntas também são atuais campeãs olímpicas da juventude, Victoria (MS) chega embalada pelo título Mundial Sub-19 de 2016, enquanto Vitória conquistou um quarto lugar no mesmo torneio.

“Existe uma integração e uma intensidade muito boa no trabalho, são dois técnicos, um para cada dupla, então existe muita troca de informações, conhecimento. Vários detalhes do nosso jogo vão sendo melhorados. Ano passado estava mais nervosa, mas a experiência adquirida em 2016, e com o Mundial Escolar, neste ano, ajuda. A ansiedade sempre vai existir, pois representar o Brasil é uma grande honra, mas estamos preparadas”, disse Vitória.

Como a sergipana Duda está na disputa do Major Series de Porec, etapa do Circuito Mundial, a cearense Talita foi convocada para participar dos treinamentos e auxiliar. A jovem, que venceu a última etapa do Circuito Brasileiro Sub-21, é uma promessa das areias e vem sendo observada de perto.

A comissão técnica é composta pelos técnicos Robson Xavier e Ricardo Hugo Rodrigues (times masculinos), e Cida Lisboa e Fernando Duarte (times femininos). A delegação viaja para os Estados Unidos no próximo domingo (02), onde disputará o Beach High Performance, torneio organizado pela federação local, em período de preparação para o Mundial. Na sequência, no dia 9, as duplas seguem para a China.

Realizado desde 2001, o Mundial Sub-21 tem o Brasil como principal vencedor, tendo conquistado 12 títulos: cinco no masculino e sete no feminino (veja todos os campeões abaixo). Bruno Schmidt, Pedro Solberg e Bárbara Seixas, que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, estão no hall de vencedores da competição.

TODOS OS CAMPEÕES MUNDIAIS SUB-21:

Masculino
2001 – França – Pedro Cunha/Anselmo (BRA)
2002 – Itália – Pablo Herrera/Raul Mesa (ESP)
2003 – França – Pedro Cunha/Pedro Solberg (BRA)
2004 – Portugal – Angel Amo/Inocencio Lario (ESP)
2005 – Brasil – Plavins/Samoilovs (LET)
2006 – Polônia – Bruno Schmidt/Pedro Solberg (BRA)
2007 – Itália – Giontella/Nicolai (ITA)
2008 – Inglaterra – Giontella/Nicolai (ITA)
2009 – Inglaterra – Kadziola/Szalankiewicz (POL)
2010 – Alanya – Garrett May/Sam Schachter (CAN)
2011 – Canadá – Popov/Samoday (UCR)
2012 – Canadá – Kantor/Losiak (POL)
2013 – Croácia – Allison/Guto (BRA)
2014 – Chipre – Michal Bryl/Kacper Kujawiak (POL)
2016 – Suíça – Arthur Lanci/George Souto (BRA)

Feminino
2001 – França – Shaylyn/Maria Clara (BRA)
2002 – Itália – Juliana/Taiana (BRA)
2003 – França – Morozova/Shiryaeva (RUS)
2004 – Portugal – Taiana/Carol (BRA)
2005 – Brasil – Carol/Camillinha (BRA)
2006 – Polônia – Carol/Bárbara Seixas (BRA)
2007 – Itália – Lili/Bárbara Seixas (BRA)
2008 – Inglaterra – Van Iersel/Remmers (HOL)
2009 – Inglaterra – Brzostek/Kolosinka (POL)
2010 – Alanya – Roenicke/Ross (EUA)
2011 – Canadá – Betchart/Heidrich (SUI)
2012 – Canadá – Betschart/Verge-Depre (SUI)
2013 – Croácia – Kociolek/Gruszczynska (POL)
2014 – Chipre – Sophie Bukovec/Tiadora Miric (CAN)
2016 – Suíça – Duda/Ana Patrícia (BRA)

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Vôlei de Praia