Siga o OTD

Vôlei de Praia

André e George têm jogo decisivo para o Brasil no Pré-Olímpico

André e George venceram uma e perderam outra na terceira fase do torneio e agora têm de derrotar a Letônia para seguirem vivos

André e George no Pré-Olímpico de vôlei de praia
FIVB

Após três dias de disputa do Pré-Olímpico de vôlei de praia, em Haiyang, na China, o Brasil segue com chances de garantir para o país uma vaga em Tóquio 2020 na chave masculina. Nesta sexta-feira (20) André e George conseguiram uma vitória em dois jogos e estão na segunda posição do grupo J.

A dupla brasileira André e George começou a terceira fase vencendo os noruegueses Berntsen e Mol H. por 2 sets a 0 (21/14 e 21/11). No segundo jogo do dia, porém, eles foram superados pelos holandeses Brouwer e Meeuwsen por 2 sets a 0 (13/21 e 18/21).

No final da noite desta sexta, pelo horário de Brasília, eles jogam contra a dupla da Letônia formada por Plavins e Tocs e, em caso de vitória, avançam para a semifinal. Os dois países finalistas conquistam as duas vagas em jogo.

André e George no Pré-Olímpico de vôlei de praia

André e George no Pré-Olímpico de vôlei de praia (FIVB)

“Fizemos um bom primeiro jogo e nem tanto no segundo. Os holandeses foram superiores, mas a vitória contra os noruegueses nos deixou na briga pela vaga. Amanhã contra os letões será uma partida chave. Conhecemos o nosso adversário e sabemos que será um jogo difícil. Eles vêm muito motivados e estão em boa fase. Vamos estudar o jogo deles, mas o principal será fazer bem o nosso”, comentou André.

+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Pré-Olímpico de vôlei de praia

Ao todo dezesseis países no masculino e outros dezesseis no feminino, representados por dezesseis duplas em cada naipe, começaram as disputas do Pré-Olímpico de vôlei de praia em Haiyang . São quatro vagas em jogo, duas para os homens e duas para as mulheres. A vaga é do país, não necessariamente da dupla que a conquista.

Entraram no campeonato os 15 dos países mais bem classificados no ranking mundial em 15 de julho de 2019, mais a China, país sede do pré-olímpico. No feminino, o Brasil competiu com Ângela e Carol Horta, mas elas já foram eliminadas.

O formato de disputas é diferente de outras competições do Circuito Mundial. Na primeira fase foram quatro grupos com quatro duplas em cada, os três melhores avançaram. Na segunda formaram-se outros quatro grupos, mas com três duplas cada e os dois melhores sobreviveram.

Na fase atual, a última dos grupos, foram dois grupos de quatro com o primeiro e o segundo colocados seguindo para a semifinal, cruzando primeiros contra segundos.

O pré-olímpico de Haiyang não tem premiação em dinheiro e nem dá pontos no ranking mundial.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei de Praia