Siga o OTD

Vôlei de Praia

Líderes do Circuito, Álvaro e Ricardo vão à final em Natal

Álvaro Filho e Ricardo, líderes do ranking brasileiro de vôlei de praia, enfrentam Hevaldo e Arthur Lanci na final em Natal

Álvaro Filho já sabe que a partir do fim de abril vai formar dupla com Alison para tentar uma vaga na Olimpíada de Tóquio, mas a intenção é de se despedir em grande estilo da parceria com Ricardo, campeão olímpico em 2004. Líderes do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, os dois se garantiram na final da etapa de Natal ao derrotar Pedro Solberg e Vitor Felipe por 2 a 0 (21/18 e 21/19). Eles vão disputar a medalha de ouro contra Hevaldo e Arthur Lanci, atuais quarto colocados do ranking, que derrotaram Ramon Gomes e Fernandão com parciais de 21/13 e 21/15 para ir à decisão.

“Eu quero só curtir o momento. Fiquei muito feliz. Antes de começar a etapa a gente falou de sempre curtir cada momento e fazer valer a pena porque é praticamente estar jogando com Roger Federer ou com Michael Jordan do meu lado. Então, eu quero sugar ao máximo este momento e carregar para o resto da minha vida”, afirmou Álvaro Filho, depois da partida, em homenagem a Ricardo.

A dupla, no entanto, ainda não decidiu se continua junta até a última etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, que será disputada no começo de abril em João Pessoa. “A gente sabe que vai separar. Então, cada jogo tem sido uma final. Está sendo muito prazeiroso jogar com o Álvaro e vice-versa. Então, vamos terminar esta etapa e sentar para conversar junto com o Alison, que vai ser a nova equipe dele e ver o que a gente pode fazer. Pode ser que a gente tenha que abrir mão e perder um possível título da circuito, mas pode ser uma boa para a preparação dele junto com o Alison. Acho que tem que sentar, ser consciente, isso para o futuro… Vamos pensar agora na final de amanhã, que é mais importante”, declarou Ricardo.

Em seis etapas disputadas até agora, é  a terceira vez que Álvaro Filho e Ricardo chegam na final. Eles foram campeões em São Luís e vice em Fortaleza. Além disso, terminaram em terceiro lugar em Vila Velha. Já Hevaldo e Arthur Lanci foram campeões na primeira etapa, em Palmas, e terminaram em quarto lugar em Fortaleza. A decisão deste domingo será a segunda deles em 2018/2019.

No caminho até a final, Álvaro e Ricardo levaram um susto na fase de grupos ao perder para Harley e Luciano, mas se recuperaram e conseguiram a classificação. Nas oitavas, passaram por Léo Vieira e Jô e, nas quartas, derrotaram Bruno e Averaldo, que tinham surpreendido na fase anterior ao eliminar Bruno Schmidt e Evandro.

Na semifinal, Álvaro Filho e Ricardo foram superiores a Pedro Solberg e Vitor Felipe, que no final do jogo estava com dificuldades no final da partida por conta de dores na perna direita. O campeão olímpico mostrou que continua firme no bloqueio, seu principal fundamento, e o entrosamento com o parceiro fez a diferença nos momentos decisivos.

“Eu conheço o Álvaro desde criança, praticamente. Morava em João Pessoa e ele começou a treinar lá com 14, 15 anos. São muitos anos de convívio. Dentro de quadra, nos treinos, nas horas boas e ruins, nos divertindo. Nós levamos isso para dentro de quadra, essa amizade e sentimento bom, ajuda nas horas de dificuldade. Sei que tenho alguém que gosta de mim, que quer vencer, participa do mesmo objetivo. É um prazer dividir a quadra com ele, estamos aproveitando esses momentos finais, sei que daqui a pouco acaba, mas ele continuará sendo um campeão”, declarou o detentor de três medalhas olímpicas, uma de cada cor.

Já Hevaldo e Arthur Lanci também levaram um susto na fase de grupos ao perder para Rafael e Renato, mas se reergueram e avançaram. Nas oitavas, derrotaram Felipe Cavazin e Maia num jogo apertado de três sets. Nas quartas, eles deram o troco em Rafael e Renato e se garantiram na semifinal. Curiosamente o jogo contra Ramon Gomes e Fernandão, que garantiu o time na final, foi o de parciais mais tranquilas.

“Estamos muito felizes com o trabalho que realizamos. O Arthur se comprometeu de ir treinar pesado em Fortaleza. Além disso, ele emagreceu, está mais forte, seco e rápido. Só tenho a agradecer Natal que já estou achando que é a minha casa. Ano passado fizemos a final e ganhamos em um jogo muito bonito contra Guto e Vítor”, lembrou Hevaldo.

Os finalistas da etapa de Natal (RN) também disputam o título geral da temporada, com vantagem de Ricardo e Alvinho, que até esta etapa somam 1.280 pontos no ranking. Hevaldo e Arthur Lanci estão mais atrás, com 1.080 pontos, mas ainda possuem chances matemáticas faltando os resultados de Natal (RN) e da parada de João Pessoa (PB).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia