Siga o OTD

Vôlei

Com 30 pontos de Evandro, Brasil vence Bélgica em cinco sets

Jogando com time quase todo reserva, a Seleção Brasileira sai atrás, acorda e consegue a virada contra a Bélgica pelo Mundial masculino de vôlei

Divulgação/FIVB

Na última rodada da segunda fase do Campeonato Mundial Masculino de vôlei, o Brasil enfrentou a Bélgica, neste domingo (23), na Itália. Com o time totalmente trocado, a Seleção Brasileira começou mal, mas contou com 30 pontos de Evandro para vencer o jogo por 3 sets a 2, com parciais de 22/25, 23/25, 25/19, 25/15 e 15/12. Na manhã desta segunda-feira (24), a Federação Internacional de vôlei realiza o sorteio para a terceira fase do Mundial. Estão no sorteio Brasil, Itália, Rússia, Sérvia, Polônia e Estados Unidos.

+ CONFIRA A TABELA DO CAMPEONATO MUNDIAL

No primeiro set de partida, a Bélgica começou melhor. Aproveitando a falta de ritmo de jogo dos titulares do Brasil, a seleção europeia conseguiu abrir vantagem no primeiro terço da parcial, chegando na primeira parada técnica com 8 a 5. Na volta da parada, a Seleção Brasileira, aos poucos, foi crescendo e igualou o placar perto do segundo tempo técnico, em 15 a 15. Na parte final, os belgas melhoraram, aumentando o volume de jogo, abriram distância e conseguiram fechar em 25 a 22.

Na segunda parcial, mais uma vez a Bélgica teve um começo melhor, conseguindo abrir vantagem e chegando na primeira parada técnica em vantagem. Contudo, diferentemente do que aconteceu no primeiro set, o Brasil reagiu de forma mais rápida, virou o placar e abriu 16 a 12. Na segunda metade do set, os belgas aumentaram o volume de jogo e os brasileiros cresceram o número de erros, com isso o marcador chegou empatado em 21 a 21 na parte final. No momento de decisão, os europeus conseguiram um ace e aproveitaram melhor os ataques, fazendo 25 a 23.

No terceiro set, diferente dos anteriores, Brasil e Bélgica trocaram pontos e mantiveram a maior parte do tempo. Aumentando seu volume de jogo e mantendo o ritmo na virada de bola, os brasileiros conseguiram abrir vantagem na parte final da parcial, colocando 19 a 16. Após o 20º ponto, a Seleção Brasileira manteve o nível e com um ace de Douglas Souza, confirmado somente após o desafio, a vitória veio por 25 a 19.

No quarto set, o Brasil começou melhor. Aproveitando todas as oportunidades, a equipe brasileira conseguiu abrir uma vantagem tranquila no placar, com 11 a 6. Com a desvantagem, a Bélgica se arriscou mais e encostou no marcador, com 12 a 10, forçando a parada do jogo pelo lado brasileiro. Depois do pedido de tempo, os brasileiros cresceram, em todos os fundamentos, abriram uma boa distância e fecharam em 25 a 15.

No tie break, o Brasil foi arrasador no começo. Com dois bloqueios, um contra ataque, os brasileiros abriram 4 a 0 no marcador. Com um bom volume de jogo, a Seleção Brasileira conseguiu ditar o ritmo e manteve a vantagem durante a maior parte do set, trocando de lado da quadra com 8 a 5 no placar. Na segunda parte da parcial, bastou para os brasileiros manter o ritmo do começo para vencer por 15 a 12, fechando o jogo em 3 a 2.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Vôlei