Siga o OTD

Vôlei

Libertadores de vôlei masculino está perto de acontecer

Taubaté X Cruzeiro - Superliga masculina de vôlei
Divulgação

Com 4 clubes do Brasil e 4 da Argentina, a Liga Sul-americana de Vôlei masculino pode começar a acontecer a partir da temporada de 2018/2019

A Liga Sul-americana de Vôlei masculino está perto de nascer. Segundo o site Voley plus, visando substituir o atual Campeonato Sul-Americano, uma espécie de Libertadores pode começar a ser jogada na temporada de 2018/2019. Na primeira edição, a competição contaria com quatro times do Brasil, Cruzeiro, Sesi, Sesc e Taubaté, e quatro equipes da Argentina, Bolívar, Libertad, Ciudad Voley e UNTreF. O critério utilizado foi as equipes que ficaram nas quatro primeiras colocação da Superliga e do Campeonato Argentino.

O torneio aconteceria com dois grupos de quatro equipes, com dois brasileiros e dois argentinos. Os times fariam cinco jogos na fase de classificação. Os jogos entre Brasil x Argentina teriam ida e volta, já as partidas entre equipes do mesmo país seriam em duelo único.

Divulgação

Na primeira edição, o torneio contaria apenas com times de Brasil e Argentina, contudo já existe a ideia de a partir de uma possível segunda edição, em 2019/2020, equipes de outros países da América do Sul participariam da Liga Sul-americana de Vôlei masculino. Pelo atual calendário, as datas reservadas são final de novembro, dezembro e janeiro.

O regulamento ainda está sendo debatido, com algumas propostas diferentes. Em uma delas, caso os quatro times das semifinais foram do mesmo país, o pior classificado entre eles será substituído por um adversário do país vizinho. As reuniões para a formalização do torneio contou com a presença dos representantes técnicos das quatro equipes brasileiras.

Divulgação

Assim como é disputado o atual Sul-Americano, as finais seriam realizadas em uma sede única. Para a primeira edição da competição, Suzano, que inaugurou um novo ginásio há poucos meses, é colocado como favorito para ser a sede. Para a competição ser realizada ainda falta o aval da Confederação Sul-Americana de Voleibol.

 

 

Mais em Vôlei