Siga o OTD

Vôlei

 

Seleção turca vira diante da Itália, garante Bi europeu e vaga olímpica



A seleção turca de vôlei feminino precisou de cinco sets para derrotar a Itália, com segundo título continental e vaga para Los Angeles-2028



Na imagem, Melissa Vargas, que foi a MVP do Europeu, comemorando ponto da seleção turca.
Melissa Vargas, que foi a MVP do Europeu, comemorando ponto da seleção turca. Foto: CEV

Olha, uma final épica e repleta de significados coroou a seleção turca com o bicampeonato seguido do Europeu de vôlei feminino. A consagração da Turquia veio diante de um ginásio ensandecido em Istambul, onde o time derrotou ninguém menos que a Itália na final. Mas a batalha que garantiu também vaga para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028 só terminou após cinco sets e virada. O 3 a 2 (16/25, 25/22, 12/25, 25/21 e 15/10) confirmou que as duas equipes vão fortes para lutar por medalhas e pódio olímpico. Brasil está nessa briga e quem pode ficar de fora é os Estados Unidos, atual medalhista de prata.

+ SIGA O OTD NO WHATSAPPYOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Para chegar à final, a seleção turca derrotou a também forte Sérvia, por 3 sets a 0 (25/20, 25/19 e 25/20). Enquanto a seleção italiana encontrou um pouco mais de resistência por parte da Polônia, 3 sets a 1 (duplo 25/19, 21/25 e 25/16). Esses foram os duelos que ocorreram no sábado (05) e determinaram sérvias e polonesas na disputa de bronze, além de confirmar o favoritismo para a final.

Mais sobre Europeu de vôlei

Se a Itália é temida por ser a última campeã olímpica e vencer três VNLs nas últimas cinco edições, a Turquia também firmou-se como potência, sobretudo, ao longo destes dois últimos ciclos. A seleção turca perdeu o bronze olímpico para o Brasil, mas venceu a VNL e o Europeu em 2023. Nem é preciso recordar da dolorosa derrota brasileira na final da VNL da edição de 2026.

Apesar da Itália ter dominado os sets 1 e 3, a Turquia demonstrou uma força mental notável para reagir a cada desvantagem e, no tiebreak, apresentou uma atuação magistral, em grande parte graças à MVP Melissa Vargas. Ela e Egonu marcaram 28 pontos cada.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!, passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, Liga Nacional de Basquete e N Sports. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Vôlei